10 de janeiro de 2025
Destaque 2

Após confirmar 1º caso, Aparecida anuncia medidas para conter avanço do coronavírus

Prefeito em exercício e secretário anunciaram medidas. (Reprodução/Prefeitura de Aparecida)
Prefeito em exercício e secretário anunciaram medidas. (Reprodução/Prefeitura de Aparecida)

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, e o prefeito em exercício de Aparecida de Goiânia, Veter Martins, anunciaram nesta quarta-feira (18), após a cidade registrar o primeiro caso de infecção por coronavírus, várias medidas para conter o avanço da Covid-19 no município.

Entre as principais estão a suspensão das férias dos trabalhadores de saúde por 90 dias para reforçar o atendimento. O prefeito autorizou também o chamamento de novos prestadores de serviços credenciados. Segundo a prefeitura, o processo deve ser concluído até sexta-feira (20) para que os trabalhos comecem na próxima semana.

Eventos de aglomeração, públicos e privados, estão suspensos por 30 dias. Como já determinava o decreto do governo estadual, a prefeitura fechará bares, shoppings, restaurantes e academias. As feiras livres também não poderão ocorrer na cidade. Eventos religiosos, como cultos e missas, na cidade estão suspensos pelo período de 30 dias. Os velórios no município poderão ter apenas oito pessoas por vez na sala funerária. Equipes de fiscalização serão reforçadas para verificar cumprimento das medidas.

Para reduzir o fluxo na Cidade Administrativa, a maioria das secretarias funcionará em regime de plantão. Grande parte dos servidores teve antecipação de férias.

Mais medidas

Veter Martins anunciou ainda que, por determinação do prefeito licenciado Gustavo Mendanha, R$ 50 milhões do orçamento geral foi contingenciado e alocado integralmente para a área da saúde. Atualmente, segundo o secretário de saúde, Aparecida tem 53 leitos de UTI. No planejamento da pasta, a cidade poderia precisar de até 65 durante o auge da crise.

Para priorizar o atendimento a pacientes com Covid-19, as unidades de saúde protelarão exames de check-up e outros que são considerados secundários neste momento. Estão suspensos 50% dos atendimentos eletivos. As validades das receitas médicas serão ampliadas para 180 dias. “São medidas para facilitar o atendimento e desafogar o sistema de saúde, focando no enfrentamento do coronavírus”, disse Magalhães.

A SMS pede ainda que pacientes com sintomas leves de Covid-19 não procurem unidades de urgência. É recomendado que seja utilizado o telefone 0800 646 1590 para solicitar avaliação médica. Caso o teste seja positivo, o paciente receberá atestado médico. “Já está alinhado com o grupo empresarial de Aparecida”, afirmou o secretário.

Também foi determinada a suspensão de visitas a pacientes que estão internados na cidade durante o período de 30 dias. Além disso, acompanhantes não podem ser idosos ou integrantes do grupo de risco. A SMS ainda emitirá em breve uma nota técnica orientando o uso correto de máscaras.


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque 2