O governo das Filipinas decidiu nesta segunda-feira (26/10) retirar sua embaixadora do Brasil após denúncias de violência contra uma empregada doméstica. Já na terça-feira (27), de acordo com o Painel da Folha, e Embaixada do país asiático teria pedido ao Itamaraty que ‘ordenasse’ a TV Globo retirar do ar os vídeos das agressões contra a funcionária.
Ainda de acordo com a Folha, a carta enviada ao Itamaraty pede a retirada do ar do conteúdo de violência porque as imagens não foram autorizadas. A Folha procurou o Itamaraty, mas não houve retorno. Entre diplomatas ouvidos pelo Painel, o pedido das Filipinas foi considerado absurdo e sem cabimento.
De acordo com reportagem do Fantástico, da TV Globo, que teve acesso às imagens de segurança interna da residência, Marichu Mauro aparece agredindo com tapas, socos e puxões de orelha uma mulher identificada como empregada doméstica da embaixadora. Ainda segundo a reportagem, a vítima tem 51 anos de idade e já teria ido embora para as Filipinas após a repercussão do caso.
Pelas redes sociais, o chefe da diplomacia filipina, Teddy Locsin Jr., disse que a embaixadora devia voltar imediatamente ao seu país para “explicar os maus-tratos à sua equipe de serviços gerais”. Desde a denúncia do caso, Marichu Mauro não se posicionou.
A descoberta das agressões, que também teriam acontecido outras vezes, segundo a reportagem, só foi descoberta graças à ação de um funcionário da embaixada, que não quis se identificar, que descobriu o caso e teria feito uma varredura em parte das imagens da residência constatando outras ações violentas.
Leia mais sobre: Destaque 2 / Mundo / Notícias do Estado