15 de novembro de 2024

Após 5 anos, Fórmula 1 volta à China

Com 16 curvas, 56 voltas com 5.4km cada, o Circuito Internacional de Xangai teve sua estreia em 2004 com Rubens Barrichello como primeiro ganhador (foto Getty Images)
Com 16 curvas, 56 voltas com 5.4km cada, o Circuito Internacional de Xangai teve sua estreia em 2004 com Rubens Barrichello como primeiro ganhador (foto Getty Images)

Cinco anos após da lendária corrida de número 1000 da Fórmula 1 realizada em Xangai, os maiores pilotos do mundo voltam para continuar sua história.

Com 16 curvas, 56 voltas com 5.4km cada, o Circuito Internacional de Xangai teve sua estreia em 2004 com Rubens Barrichello como primeiro ganhador, essa sendo uma das suas últimas vitórias da sua carreira como piloto da F1.

Lewis Hamilton detém o histórico de maior número de vitórias, ao todo ele chegou ao topo do pódio 6 vezes, 2008, 2011, 2014, 2015, 2017, 2019. Seguido por Fernando Alonso em 2005 e 2013 e Nico Rosberg em 2012 e 2016, e por outros 6 pilotos que alcançaram a vitória somente uma vez, Barrichello 2004, Schumacher 2006, Raikkonen 2007, Vettel 2009, Button 2010 e Ricciardo 2018.

Os alemães detêm os outros recordes Vettel marcou a pole position com 1:31.095 em 2018, Schumacher com a melhor volta com 1:32.238, ambos pela Ferrari e a Mercedes soma o maior número de vitórias como equipe, 5 ao total, sendo 4 comandadas por Lewis Hamilton e uma por Nico Rosberg.

Nesse meio tempo diversas equipes mudaram, Racing Point virou Aston Martin, Renault tornou-se Alpine, A Toro Rosso virou AlphaTauri e agora RB e a Alfa Romeo virou Kick Sauber, e essa que em 2025 será Audi. Enquanto os pilotos Kimi Raikkonen e Vettel se aposentaram e Fernando Alonso, que não aguentou a monotonia da aposentadoria, voltou para defender a Aston Martin.

No grid atual somente 4 pilotos nunca correram em Xangai, Oscar Piastri, Yuki Tsunoda, Logan Sargeant, isso se ele não bater durante o treino ou os sprints, e Zhou Guanyu o primeiro piloto chinês a correr pela Fórmula 1 e terá sua chance de pilotar diante de um autódromo lotado.