22 de dezembro de 2024
Eleições 2024

Apoio a Ronaldo Caiado pode prejudicar a aliança do PSDB com Vilmar Mariano

O prefeito Vilmar Mariano (Patriota), que tem se destacado na gestão municipal e possui uma base de apoio significativa, parece ter sido deixado de lado dos planos futuros dos tucanos em Goiás
Vereador Zé Filho, João Campos e o presidente municipal do PSDB Charles Antônio. Foto: Divulgação
Vereador Zé Filho, João Campos e o presidente municipal do PSDB Charles Antônio. Foto: Divulgação

Uma questão tem agitado o debate político em Aparecida de Goiânia: Por que Vilmar Mariano não está na lista de articulações do PSDB? O prefeito Vilmar Mariano (Patriota), que tem se destacado na gestão municipal e possui uma base de apoio significativa, parece ter sido deixado de lado dos planos futuros dos tucanos em Goiás. Para esclarecer os motivos por trás dessa decisão, conversamos com importantes figuras do PSDB e obtivemos informações sobre o momento das articulações em Aparecida.

Leia também: Vilmar Mariano representa municípios em evento de Segurança Pública com Lula e Flávio Dino, em Brasília

Em uma entrevista exclusiva, ao jornalista Altair Tavares do Diário de Goiás, o presidente do PSDB de Aparecida de Goiânia, Charles Antônio, revelou que a exclusão de Vilmar Mariano da lista do partido se deve a divergências em relação ao projeto político para as próximas eleições. Segundo ele, o PSDB já está mirando o pleito de 2026, no qual pretende disputar o governo de Goiás, e o projeto de Vilmar parece caminhar em direção oposta aos planos traçados pelo partido.

A definição do prefeito Vilmar para 2026 está clara, e ela o levaria para uma posição totalmente antagônica àquilo que o PSDB planeja, trabalha e constrói para esse mesmo período eleitoral

Afirmou o presidente do partido

O presidente Charles também enfatizou a boa relação anterior entre o PSDB e o ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota), na qual o partido apoiou Gustavo nas eleições municipais de 2020 e ocupou secretarias no município. Contudo, ele salientou que após as eleições de 2020, o partido precisa pensar em um novo projeto político para 2022, o que acaba gerando divergências com a posição de Vilmar.

O PSDB pertencia à base do prefeito Gustavo, apoiou Gustavo em 2020, fez parte da coligação e ocupou secretaria no município. No entanto, após as eleições de 2020, agora, em 2022, precisamos pensar em um projeto diferente

Sublinhou Charles Antônio

Quando uma porta se fecha, uma janela se abre

Em relação ao destino político de Vilmar Mariano, o presidente do PSDB mencionou a possibilidade de filiação ao MDB, o que poderia colocar o prefeito em uma posição privilegiada com os planos de sua candidatura no município. No entanto, também deixou claro que se essa filiação não se concretizar, o prefeito poderia buscar outro partido, desde que esse partido não seja uma oposição aos planos do PSDB, possibilitando uma futura aliança.

Leia também: Vilmar Mariano minimiza embates com André Fortaleza e diz que Aparecida vai virar “o maior canteiro de obras do Brasil”

O Prefeito Vilmar, amanhã, caso não se consolide a sua ida para o MDB, poderá se filiar a outro partido, com o qual teríamos facilidade de caminhar junto, conversar e discutir, buscando uma possibilidade de unidade no futuro. Poderíamos até mesmo seguir com ele nesse novo cenário

Charles Antônio

No que diz respeito aos vereadores do partido no município, o presidente destacou uma postura de liberdade e respeito em relação à atuação deles. O partido possui dois vereadores, sendo um deles ferrenho opositor e o outro parte da base do prefeito. O presidente afirmou que não irá interferir nas decisões individuais dos vereadores e respeitará as escolhas de cada um.

Oposição busca uma chapa competitiva

Em relação às perspectivas eleitorais, o Deputado Federal Professor Alcides (PL), parece ser um nome forte e competitivo para a disputa eleitoral em Aparecida de Goiânia em 2026. Segundo pesquisas, Alcides é quem mais rivaliza com Vilmar Mariano e conta com uma atuação parlamentar destacada, além de ter disputado eleições anteriores e possuir uma força significativa dentro da cidade. O fato de estar filiado a um partido que defende candidaturas próprias nas maiores cidades do Brasil também reforça a sua possível candidatura.

Com certeza, sem sombra de dúvida, pela atuação parlamentar, pela história com a cidade, já disputou as eleições de 96, foi candidato em 2016, novamente também disputando a prefeitura, lógico, não logrou êxito naquele momento, mas hoje a gente vive uma outra realidade, ele está afiliado em um partido onde tem uma força muito grande na cidade

Charles Antônio

Leia também: Daniel Vilela recebe professor Alcides em agenda pela educação

Enquanto Vilmar Mariano busca definir o seu futuro político, a cidade de Aparecida de Goiânia aguarda para saber quais partidos estarão ao seu lado e quais serão as estratégias para construir uma coalizão forte e unida. Por outro lado, as forças de oposição estão se movimentando e aproveitando as contradições políticas locais. Charles Antônio tem estado ativo nos últimos dias e se reuniu com Professor Alcides e João Campos (Republicanos). O cenário político do município promete ser agitado, com desdobramentos que poderão influenciar diretamente a disputa eleitoral de 2026.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia