22 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 22/07/2020 às 16:06

Aplicativo permitirá monitoramento de pacientes com Covid-19 em Goiás

Governador e outras autoridades durante a apresentação da nova ferramenta. Foto: Samuel Straioto.
Governador e outras autoridades durante a apresentação da nova ferramenta. Foto: Samuel Straioto.

Está sendo apresentado na tarde desta quarta-feira (22), o aplicativo Dados do Bem. A ferramenta será usada no combate ao novo coronavírus e permitirá que o Estado e 78 prefeituras goianas possam identificar suspeitos e diagnosticados com Covid-19. O instrumento é gratuito e já está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play.

O aplicativo terá condições de monitorar infectados e ainda as pessoas que tiveram contato. O governador Ronaldo Caiado ressaltou que o instrumento terá condições de ajudar de uma forma mais eficaz o combate ao novo coronavírus.

“Não é fazer um exame e soltar. É diferente. Ao invés de corrermos do vírus, nós vamos atrás dele. Temos um mecanismo de identificar as pessoas, saber com quem ela conviveu, orientá-las. O aplicativo vai monitorar esse processo e teremos uma extensão do vírus na comunidade. Não é fazer teste aleatoriamente, mas de forma a atender um número de pessoas com consequência direta, preventiva para que as pessoas próximas fiquem na quarentena e monitorando as vagas hospitalares em caso de complicação. Este é o caminho”, disse o governador Ronaldo Caiado.

https://www.facebook.com/DiariodeGoias/videos/2751977045127600/
Tela do aplicativo Dados do Bem. Foto: Reprodução.

Como funciona?

O primeiro passo é fazer o download da ferramenta e se cadastrar, informando nome, endereço, CPF e localização. Depois devem ser respondidas a algumas perguntas de auto avaliação, mesmo que não apresente nenhum sintoma da Covid-19.

O app indicará se o cidadão deverá ou não fazer o teste que identifica a doença.

Caso seja necessário, a pessoa receberá um QRCode no celular, que dá o direito de fazer o teste em uma unidade básica de saúde específica. Para isso, basta apresentar o código recebido.

Caso o usuário do aplicativo seja diagnosticado com Covid-19, ele deverá informar o nome de familiares e amigos com quem tem contato no dia a dia. Essas pessoas receberão um convite, via mensagem de texto no celular, para também fazerem o teste.

 Desta forma, estratégias de isolamento social ou flexibilização serão ainda mais específicas para cada região.

As pessoas não contaminadas ou que tiveram o resultado negativo poderão manter o app no celular e acompanhar as estatísticas da região. Outro benefício da ferramenta é que não utiliza os dados móveis dos celulares.

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, destacou que o programa é um passo fundamental para que Goiás consolide sua política de Saúde. O gestor disse que atualmente as taxas de ocupação de leitos de UTI destinados à Covid-19 tem variado de 81% a 88%. Ismael Alexandrino ressaltou que não tem sido dias fáceis, mas que o estado vem conseguindo dar assistência as pessoas.

“A fidedignidade e a consciência da população será fundamental. Mentira é absolutamente inoportuna. Precisamos da consciência da população. Não é a solução da pandemia, mas é uma ferramenta a mais neste enfrentamento”, relatou.

Adesão

A princípio, a adesão ao Dados do Bem poderá ser feita por 78 municípios, entre os que têm o maior percentual de contaminação e as cidades turísticas. A escolha foi determinada por critérios técnicos elaborados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“O grande objetivo deste lançamento, além do aumento dos testes em massa em 78 municípios, mas conseguir o caminho que o vírus está percorrendo no estado de Goiás. No momento que detectarmos a rede de detectados e saber como o vírus se propaga na população. As políticas públicas podem ser mais adequadas, pois será possível saber onde estão os infectados”, ressaltou o secretário Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima.

Essas mesmas cidades receberão equipamentos para testagem em massa, já anunciado pelo governo. A ação ocorrerá por meio de um convênio que firmado com o Instituto Butantan, de São Paulo, e o Programa Todos Pela Saúde, do Banco Itaú, em parceria com outros órgãos.

Goiânia

Goiânia é uma das cidades que a ferramenta será usada, somada com o aumento da testagem. A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué disse que para a cidade será de grande valia, uma estratégia a mais. “As testagens e as ferramentas farão a diferença. É uma ferramenta inteligente”, relatou.

A gestora disse que por dia é feita 700 coletas por dia e foram adquiridos mais 270 mil testes. Ela ressaltou que o aplicativo vai possibilitar aumentar de 300 a 500 coletas a mais por dia.

“Quando ampliamos a testagem temos a oportunidade de identificar pessoas que não procurariam as pessoas espontaneamente. Assim podemos quebrar essa carreira epidemiológica”, disse a secretária.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaque