19 de novembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:00

Apesar de finalizadas obras, Credeq não tem previsão de inauguração

Credeq de Aparecida de Goiânia. (Foto: Thaís Dutra)
Credeq de Aparecida de Goiânia. (Foto: Thaís Dutra)

Durante visita ao Instituto Médico Legal (IML) de Aparecida de Goiânia, nesta segunda-feira (16), o governador em exercício, José Eliton, afirmou que as obras do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) do município já foram finalizadas. No entanto, José Eliton não deu uma previsão sobre data de entrega e inauguração.

“A obra já está pronta, está concluída. Nós estamos na fase de mobiliar. Já está feito o contrato de gestão da obra, que será feito por uma Organização Social (OS). Esperamos o mais rápido possível estar entregando essa obra em funcionamento para a população”, afirmou o governador em exercício.

Também presença na vistoria das obras do IML, o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincón, órgão responsável pela execução do Credeq, um dos problemas de ainda não ter entregue a obra é a crise econômica brasileira.

“A obra já foi entregue para a Secretaria de Saúde, a OS já foi contratada, inclusive já estão fazendo inclusive fazendo treinamento de pessoal para iniciar os trabalhos. Infelizmente, em função da crise que o país viveu nos últimos anos, principalmente no ano passado, o Credeq não foi concluído em tempo hábil, que nós imaginávamos e queríamos”, disse.

O presidente ressaltou a importância do Centro para o estado, na recuperação de dependentes químicos. “Eu não tenho dúvida de que o Credeq, independente da construção física, é um programa de governo que será referência para o país. As pessoas que forem, que visitarem o Credeq terão uma surpresa muito agradável, não só pela dimensão da obra física, mas principalmente pela extensão do lado social”, finalizou.

A unidade terá 96 vagas para internação, separadas por faixa etária – infantil, adolescente e adulto – com capacidade para realizar 2,1 mil consultas em psiquiatria, clínica geral e pediatria por mês. Ao todo, foram investidos R$ 25 milhões, segundo a Agetop.

O Credeq será administrado pela Organização Social Luz da Vida e está localizado na área rural do Complexo Prisional. O terreno tem 99 mil metros quadrados de área construída. A OS já realizou o processo seletivo para contratação dos profissionais e a unidade deverá iniciar as atividades com aproximadamente de 230 profissionais.

Veja galeria de imagens:

{gallery}Centro de Referencia e Excelencia em Dependencia Quimica de Aparecida de Goiania{/gallery}

Leia mais:


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia