O faturamento do comércio varejista em Goiás cresceu 4,2% em dezembro de 2020 na comparação com igual mês do ano anterior. A alta nas receitas no mês do Natal levou o varejo estadual a fechar o acumulado do ano passado, de janeiro a dezembro, também no azul, com elevação de 1,0% sobre os 12 meses, somados, de 2019. Os números aparecem na PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) divulgada nesta quarta-feira (10) pelo IBGE.
Na comparação com o mês anterior, novembro, o balanço do faturamento em dezembro do ano passado indica queda de 1,6% nas receitas. É um resultado que, para a FCDL-GO (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás), leva a duas conclusões.
Segundo explica o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro, com o fim já anunciado do auxílio emergencial e as incertezas sobre 2021, muitos consumidores preferiram frear os gastos em dezembro para garantir o pagamento das contas típicas de início de ano, como IPTU, por exemplo.
Porém, Waldir faz o contraponto.”No geral, a análise sobre as vendas em 2020 é positiva, se considerarmos o isolamento social e demais eventos que tanto prejudicaram o comércio varejista. O balanço do ano mostra que o varejo tem essa peculiaridade de sentir rapidamente os reflexos de ações na política econômica, a exemplo, nesse caso, dos bilhões injetados através do auxílio emergencial”.
Conforme o Senado, até a segunda quinzena de dezembro, o governo federal havia colocado R$ 230 bilhões em circulação na economia brasileira através dos pagamentos do auxílio emergencial.
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