21 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 01:06

Apenas pessoas jurídicas poderão participar do leilão de veículos nesta terça, 18

(Foto:divulgação)
(Foto:divulgação)

Uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO) e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) resultou em um leilão, que será realizado em Goiânia nesta terça-feira (18), na MC Leilão, localizado na Avenida Perimetral Norte, esquina com a GO-080, saída para Nerópolis; e em Anápolis, no Jardim Primavera.

De acordo com o presidente da Comissão Especial de Leilão da SSPAP-GO, Lindon Jonson Rodrigues de Barros, apenas pessoas jurídicas poderão participar do leilão. No entanto, também não será qualquer pessoa jurídica.

“Todos os veículos sucatas que vendemos para desmonte, só vendemos para pessoas jurídicas. Neste caso é só sucata, só para vender peças. Para fazer o cadastro, a pessoa tem que levar o CNPJ e a gente consulta para ver se realmente é do ramo, porque a legislação exige que essa pessoa seja do ramo de desmontagem, reciclagem e comércio de peças. Então, não é qualquer pessoa jurídica que pode fazer a compra, apenas se tiver com esse contrato social que seja com esse objeto”, explicou Lindon Jonson.

Os interessados em participar do leilão poderão visitar os veículos até às 12h desta terça-feira. Os veículos que serão vendidos são aqueles que foram apreendidos, ficaram muito tempo nos pátios do Detran-GO, mas não foram retirados pelos proprietários. “Temos muitos veículos bons, anos 2014, 2013, que serão vendidos para desmonte e quem mexe com esse ramo, com certeza, vai gostar”, ressaltou o presidente.

Arrecadação

Segundo Lindon Jonson, o recurso arrecadado será destinado ao pagamento dos débitos dos veículos.

“Todo dinheiro arrecadado com a venda do leilão é para quitar os débitos do veículo. Então, primeiro nós pagamos o IPVA, depois as multas e as despesas com o leilão. Caso sobre algum dinheiro da venda do veículo, ele é devolvido para o antigo proprietário. Caso aconteça o contrário, será cobrado do antigo proprietário pela Sefaz ou Detran-GO. Ainda tem a estadia do veículo”.

Apreensão

Além disso, os veículos leiloados geralmente são aqueles que ficaram vários meses nos pátios do Detran-GO à espera da retirada pelo proprietário. Lindon Jonson destacou que após a apreensão, o veículo fica mais de 100 dias retido.

“Quando o veículo é retido nos pátios, no ato da retenção nós já notificamos quem está dirigindo. Mesmo assim, após completar 60 dias nós encaminhamos uma carta pelos Correios ao proprietário do veículo, dando um prazo de 20 dias para ele poder regularizar a situação. Após esse prazo, ainda publicamos no Diário Oficial dando mais um prazo de 30 dias para regularizar a situação. Como a venda só pode ser feita a partir de 60 dias, o proprietário ainda tem mais 50 dias para regularizar a situação do veículo. Caso ele não tenha interesse, o veículo é vendido em leilão”, concluiu.

Leilão

O leilão será realizados nos dias 18, 19 e 20 de abril, em Goiânia e Anápolis. Ao todo, serão disponibilizados para a venda 6.643 veículos automotores sucateados. Em Goiânia serão 1.021 carros e 3.193 motos e em Anápolis, 504 carros e 1.925 motos. A expectativa é que sejam arrecadados mais de R$ 1.5 milhões com a vendas de carros e motos. 

Leia mais:

 


Leia mais sobre: Cidades