22 de dezembro de 2024
Cidades

Apenas 25% das crianças em Goiânia se vacinaram contra o Sarampo durante campanha

Superintendente alerta para baixa cobertura vacinal em Goiânia. Foto: Samuel Straioto
Superintendente alerta para baixa cobertura vacinal em Goiânia. Foto: Samuel Straioto

Nova etapa da campanha de vacinação contra o Sarampo começa na segunda-feira (18). A ação seguirá até dia 30 de novembro. Desta vez o público alvo é a população entre 20 e 29 anos, mas pessoas. A meta na primeira etapa da campanha que era de 95% não foi atingida e ficou somente em 79%. Quando se analisa somente crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, apenas 25% delas se vacinaram. Poucos pais levaram os filhos para vacinar. O Sarampo é uma doença que pode levar à morte.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Goiânia, Flúvia Amorim na primeira etapa da campanha, eram para ter sido vacinadas cerca de 23 mil crianças, mas foram imunizadas contra a doença apenas 5,7 mil. Mesmo com o foco na segunda etapa sendo para população adulta, os pais podem levar os filhos para se vacinar.

“Nós fizemos uma primeira etapa de vacinação no mês de outubro, nós tivemos uma baixíssima procura. Deixamos a tríplice viral para esta faixa etária, isso não se concretizou. Apesar de a prioridade ser pessoas de 20 a 29 anos, pessoas de outras idades, crianças, adultos poderão se vacinar. Essa não é uma campanha de dose extra”, detalhou a superintendente.

20 a 29 anos

Flúvia Amorim relatou que o foco para população entre 20 e 29 anos é devido à baixa cobertura para esta faixa etária, em todo o Brasil. Ela alerta para que o jovem não deixe a vacina num segundo plano.

Casos da doença

Goiânia vive um surto de Sarampo. Foram registrados três casos da doença que havia sido erradicada. O problema é que a população não se vacinou e a baixa cobertura deixou a população susceptível ao Sarampo. Outros 21 casos estão sendo investigados na capital pela Secretaria Municipal de Saúde, o que indica que o número pode ser ainda maior.

“A doença já estava eliminada do Brasil. Em Goiânia fazia 21 anos que não tínhamos casos da doença mas com as baixas coberturas a doença voltou e lembrando que o Sarampo pode matar. Estamos com três casos confirmados, felizmente nenhum obtido. O risco de epidemia é real se as pessoas não se vacinarem”, explicou Flúvia Amorim.

Para que saia da situação de surto é preciso que Goiânia fique sem registros de novos casos num período de 90 dias. Segundo Flúvia Amorim isso só será possível com vacinação.

Horários

Serão 71 salas de vacinação disponíveis para receber a população. O horário de atendimento será das 8 da manhã às 17 horas.

DIA D

O Dia D de vacinação contra o Sarampo ocorrerá no dia 30 de novembro.

{nomultithumb}


Leia mais sobre: / / Cidades