De acordo com o Instituto Datafolha, apenas 19% do eleitorado sempre confia no que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) diz. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (09/09) pela Folha de São Paulo e Globo.
A pesquisa também mediu aqueles que confiam “às vezes”. Estes, representam 29% do eleitorado, um ponto a menos do que apresentado em setembro. 50% dos entrevistados não confiam nunca no que o presidente diz. 1% não souberam responder.
Nível de aprovação do governo
A pesquisa também mediu a aprovação do governo administrado pelo presidente Jair Bolsonaro. 42% reprovam a gestão do capitão reformado. Os que aprovam são 31% e os que consideram regular são 25%.
O levantamento foi realizado entre ontem (08/09) e hoje (09/09) e mostra o cenário após os atos do dia 7 de setembro, insuflados por movimentos bolsonaristas. O presidente da República, inclusive, deu tom eleitoral às manifestações.
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro cometeu ‘abuso’ ao promover campanha eleitoral em 7 de setembro, diz cientista político
Ao que tudo indica, os eventos ocorridos no dia da Independência da República não alteraram o cenário de aprovação e reprovação do presidente, já que ele não melhorou seus índices de gestão entre o eleitorado.
O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-07422/2022 e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou menos. O Datafolha ouviu 2.676 pessoas em 191 municípios nos dias 8 e 9 de setembro.
Leia mais sobre: Jair Bolsonaro / pesquisa datafolha / Eleições 2022 / Política