17 de dezembro de 2024
Aparecida de Goiânia • atualizado em 13/02/2020 às 00:18

Aparecida recebe certificado de município com menos de 1% de focos de Aedes aegypti

Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia

A cidade de Aparecida de Goiânia recebeu um documento da Secretaria Estadual de Saúde que certifica o município com menos de 1% de focos de Aedes aegypti. O selo “Município menos de 1% de Aedes” é referente ao primeiro semestre de 2016. Segundo o documento, Aparecida possui apenas 0,14% de focos e o objetivo da atual gestão é que esse número chegue à zero, erradicando assim, o mosquito Aedes aegypti da cidade.

Os números são classificados de acordo com o índice de infestação. Resultados inferiores a 1% estão dentro de condições satisfatórias, entre 1% e 2,5% quer dizer risco médio, números entre 2,6% e 3,9% indicam condição de alerta e superiores a 4% indicam risco de surto.

O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, atribui o resultado positivo às ações permanentes de combate ao mosquito, realizadas na cidade. “As ações de combate não param em Aparecida. Durante o ano todo organizamos mutirões, visitas domiciliares, coleta de pneus, trabalho de conscientização nas escolas e com a população para que cuidem dos seus quintais e ajudem a fiscalizar e denunciar possíveis focos do mosquito em seus bairros”, destaca o coordenador.

Recolhimento de pneus

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental organiza mais uma ação de recolhimento de pneus no município. O material coletado será encaminhado para o Centro de Cultura e Lazer José Barroso, que fica no Village Garavelo, região central do município. A última ação de manejo de pneus foi realizada no início de setembro deste ano e coletou quase 37 mil pneus.

Depois da ação, o material coletado será levado para empresa de reciclagem Reverso. De acordo com Iron Pereira, a ação contra o mosquito transmissor da dengue e outras doenças precisa ser um hábito de rotina das pessoas. “A população precisa cuidar do seu quintal e evitar descarte de lixo ou materiais velhos em lotes baldios. Essa preocupação precisa acontecer diariamente e o cuidado deve ser redobrado durante o período chuvoso”, destaca o coordenador.

Os moradores que quiserem se desfazer dos pneus velhos também podem fazer o descarte no Centro de Cultura e Lazer José Barroso nos dias 10 e 11 de outubro. A população também pode contribuir fazendo denúncias pelos números do Disque Dengue: 0800 646 25 00 e 3545-4819. Por esses telefones, os moradores podem informar o endereço para que os agentes da Vigilância Sanitária realizem a coleta dos pneus. 

Leia Mais:


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia