18 de novembro de 2024
Carnaval seguro

Aparecida realiza testagem gratuita para diagnóstico de IST’s

A testagem gratuita está sendo realizada desde a última segunda-feira (6), até esta próxima quinta-feira (9) na região dos motéis, próxima à BR 153
Aparecida realiza testagem para diagnóstico da ISTs. (Foto: Enio Medeiros).
Aparecida realiza testagem para diagnóstico da ISTs. (Foto: Enio Medeiros).

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), está realizando testes rápidos para ampliar os diagnósticos e conscientizar as pessoas a se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), como aids, sífilis e hepatites B e C, sobretudo durante o Carnaval. Além dos testes, estão sendo distribuídos preservativos femininos e masculinos, gel lubrificante e folders educativos para a população.

A testagem gratuita está sendo realizada desde a última segunda-feira (6), até esta próxima quinta-feira (9) na região dos motéis, próxima à BR 153. O micro-ônibus adaptado, que sedia ações de saúde em Aparecida desde 2017, ficará estacionado próximo ao Roma Show, no setor Nossa Sra. de Lourdes, nesta quarta-feira, 8, no período vespertino, e na quinta durante todo o dia.

O público-alvo da mobilização é o dos profissionais do sexo e seus clientes, bem como os trabalhadores dos estabelecimentos da região, mas a ação é aberta para toda a população. Basta chegar no ônibus e solicitar a testagem aos profissionais da SMS. Em caso de resultados positivos para alguma doença, os pacientes serão orientados e encaminhados para o tratamento adequado para cada situação.

A superintendente de Vigilância em Saúde; Daniela Fabiana Ribeiro, reforça a importância da atividade e lembra que Aparecida tem se destacado nacionalmente no enfrentamento às IST’s: “Trabalhamos o ano inteiro com ações preventivas e de testagem para reduzir a incidência dessas doenças que podem deixar sequelas e até levar à morte pessoas de todas as idades. No último 7 de dezembro Aparecida recebeu, do Ministério da Saúde (MS), o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis. A certificação segue critérios das Organizações Mundial de Saúde (OMS) e Pan-Americana de Saúde (Opas).”


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia