22 de novembro de 2024
Cidades

Aparecida quer ampliar coleta seletiva para 80 bairros

A cidade de Aparecida de Goiânia deve ampliar, até janeiro, o trabalho de coleta seletiva na cidade para mais 15 bairros. Assim, o serviço deve passar a atingir 80 bairros, segundo informou a diretora de resíduos sólidos do município, Márcia Nayane Rocha.

Segundo ela, em Aparecida, a coleta seletiva já está se consolidando. A diretora cita que a cidade é uma das primeiras do Estado a contar com um galpão, construído com recursos do governo federal para o manejo do material reciclável pelas cooperativas de catadores.

“Tem 1.200 m², com empilhadeira, prensa e é o local adequado para os catadores fazerem o seu trabalho”, informa. Ainda segundo ela, o município inclui os catadores em ações sociais para que a realidade dentro de uma cooperativa seja “bem diferente” do que a realidade vivenciada nas ruas ou lixões.

Atualmente, com a coleta em 35 bairros, já é possível coletar, em média, 80 toneladas de material reciclável. Com a expansão do serviço é possível chegar a uma quantidade entre 150 a 180 toneladas. Para isso, destaca a diretora, a participação do aparecidense é fundamental.

“A população é o principal agente da coleta seletiva e tem nos surpreendido com a qualidade do material e a separação. Mostra já está preparada para isso. Basta a gente fazer uma boa divulgação”


Leia mais sobre: Cidades