19 de novembro de 2024
Aparecida de Goiânia

Aparecida promove ações de prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul: Ações pretendem conscientizar colaboradores sobre o câncer de próstata (Foto divulgação).
Novembro Azul: Ações pretendem conscientizar colaboradores sobre o câncer de próstata (Foto divulgação).

Novembro é o mês internacional de conscientização ao câncer de próstata e à saúde do homem. Com isso, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá durante o mês diversas ações voltadas para a prevenção, como palestras e distribuição de material informativo.

“O Novembro Azul é voltado para conscientização e prevenção do câncer de próstata. Porém, nosso objetivo é conscientizar sobre a saúde do homem de uma forma geral, já que doenças crônicas, causas externas, além de outras patologias ligadas ao consumo de álcool e tabaco também estão no ranking da mortalidade”, afirma a coordenadora de Saúde do Homem da SMS, Patrícia Carvalho.

A campanha também abordará o Dia Mundial do Diabete, celebrado em 14 de novembro, contemplando os grupos do programa de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA) das unidades de saúde de Aparecida. O Dia D da campanha será em 17 de novembro, às 17h, na Praça da Família.

Prevenção

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, é preciso detectar precocemente os sintomas. Para isso, são utilizadas duas estratégias diferentes: diagnóstico precoce, destinado ao diagnóstico de câncer em homens que apresentam sintomas ou sinais iniciais da doença; e rastreamento, voltado para pessoas sem qualquer sintoma e aparentemente saudáveis.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é de que homens com mais de 45 anos de idade consultem o médico anualmente para realização de exames, como o físico da próstata e o “PSA”.

“A coordenação de Saúde do Homem recomenda aos profissionais e às unidades de saúde que realizem atividades de orientação e educação em saúde do homem e que direcionem os casos pertinentes para acompanhamento dos profissionais médicos, que a partir de critérios específicos e, de acordo com a indicação necessária, irão solicitar os exames apropriados”, ressalta Patrícia Carvalho.


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia