A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza, neste sábado (6), o Mutirão da Saúde com mais de 400 atendimentos efetivos que acontecem das 8h às 13h, no Centro de Especialidades, Jardim Boa Esperança. De acordo com a pasta os atendimentos serão entre consultas especializadas, procedimentos e exames. Todos os horários já foram preenchidos pela Central de Regulação, seguindo a fila de espera.
A força-tarefa contempla 220 consultas em cardiologia, neurologia, otorrinolaringologia, endocrinologia e ortopedia. Também estão na programação 180 exames de ultrassonografia e 20 procedimentos para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). Além disso, os pacientes do Centro de Especialidades terão à disposição testes rápidos para identificação e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Esses exames serão realizados por livre demanda, sem necessidade de agendamento, conforme interesse dos pacientes.
O Mutirão da Saúde é uma estratégia da SMS para agilizar atendimentos eletivos na cidade e assim diminuir a fila de espera por procedimentos.
“A Secretaria organiza periodicamente ações para auxiliar na fluidez dos atendimentos. Os mutirões são uma delas. Sempre aos finais de semana, eles auxiliam nos atendimentos de rotina, aprimoram os tratamentos e reduzem o tempo de espera da população por serviços especializados. São 5 horas intensas de atendimento em pleno sábado, dedicadas ao cuidado das pessoas”, destaca o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.
Saiba como conseguir um atendimento
O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, explica que todos os atendimentos especializados são realizados mediante encaminhamento de clínico geral ou pediatra e agendados pela equipe da Secretaria.
“O primeiro atendimento é do médico da família, pediatra ou clínico geral. Os atendimentos ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde ou são agendados pelo 0800-646-1590. Esses profissionais avaliam os pacientes e, se necessário, encaminham para especialistas e outros profissionais. Todos os dias novos atendimentos, encaminhamentos e agendamentos são realizados”.
Leia mais sobre: Mutirão / Prefeitura de Aparecida de Goiânia / Saúde / Aparecida de Goiânia / Cidades