Durante cerimônia de inauguração da Maternidade Municipal Maria da Cruz Gomes Santana, o secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães afirmou que a próxima unidade que Aparecida irá receber ainda esse ano será uma unidade oncológica. A ala especializada irá funcionar no centro clínico em parceria com o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).
Segundo o secretário, agora o projeto em fase de celebração de termo aditivo do contrato de convênio com o HMAP. Com isso, pacientes de Aparecida que precisam se deslocar a outros centros, terão no município todas as especialidades médicas. Além disso, Aparecida terá condições de atender outros municípios da região metropolitana.
O ex-prefeito do município, Gustavo Mendanha (Patriota), que estava presente na inauguração da Maternidade Municipal Maria da Cruz Gomes Santana destacou em seu discurso que Aparecida precisa de uma unidade oncológica para os pacientes que sofrem com o câncer. “Infelizmente nos últimos anos vai aumentando muito a incidência de câncer em jovem, criança e em adultos”, afirmou o Mendanha.
Maternidade em Aparecida
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou, nesta quinta-feira (2), a Maternidade Municipal Maria da Cruz Gomes Santana. De acordo com o secretário da Saúde, Alessandro Magalhães, embora inaugurada na presente data, a maternidade já funciona desde o dia 19 de fevereiro, com 30 leitos. “Já fizemos mais de 200 partos e mais de 1700 atendimentos”, pontuou.
A expectativa é de ampliação para cerca de 100 leitos ainda em 2024. “O projeto é expandir para 60 leitos até o final do ano, podendo chegar até 101 leitos”, enfatizou o secretário. Com isso, o município soma, segundo Magalhães, aproximadamente 400 leitos municipais.
Localizada no Setor Garavelo Residencial Park, a maternidade, que conta com as primeiras UTI’s neonatais públicas da cidade, funciona, de acordo com o Executivo municipal, 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo atendimento emergencial e ambulatorial às gestantes da cidade via Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Câncer / Governo de Goiás / Aparecida de Goiânia / Cidades