A prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou na manhã desta quarta-feira (20/1), no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HCAMP), a vacinação contra a covid-19. Neste primeiro dia, alguns profissionais que atuam na área da saúde foram os primeiros a serem vacinados. Sandro Vieira, condutor socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, foi vacinado e disse que a vacina dará esperança à população.
“A confiança em primeiro lugar é grande, temos que confiar nela, já existe outras vacinas, H1N1, existe várias vacinas, todas têm eficácia. Então é uma vacina que nos dará esperança para vencer essa covid-19, pra gente voltar à normalidade”, disse Sandro à reportagem do Diário de Goiás.
O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) agradeceu ao governador Ronaldo Caiado pela presença ao ato e lembrou que o ex-prefeito de Goiânia Maguito Vilela (MDB) foi quem construiu o HCAMP.
“Quero agradecer a todos, ao doutor Ronaldo Caiado. E queria começar com uma frase de um grande líder que me disse isso alguns anos atrás ‘que o dia do benefício é a véspera da ingratidão’. Nós temos que ser grato ao legado de Maguito Vilela, foi Maguito que construiu este hospital e eu vou sempre fazer questão de honrar esse grande líder da nossa cidade”, disse o prefeito.
O governador Ronaldo Caiado explicou que o Brasil depende dos insumos que vêm da China para poder produzir mais vacinas e que está à espera de duas milhões de doses compradas da Índia.
“O que nós estamos trabalhando neste momento é que a gente não tem uma interrupção do processo de vacinação, até agora o Brasil tem duas milhões de doses que foram compradas da Índia, mas que ainda eles não entregaram e é algo que não foi somente feito o contrato, foi feito também o pagamento. A segunda questão é que são os laboratórios chineses que são os responsáveis pelos insumos para que nossas estruturas possam produzir cerca de 1,5 milhão de doses por dia, pelo Butantan e Fiocruz, então se nós tivéssemos os insumos nós já estaríamos num processo bem avançado”, explica Caiado.
O secretário de Saúde Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, disse que Aparecida vacinará a população com as 7.200 doses e já há a mesma quantidade guarda para a segunda dose.
“Nós vamos usar todas as doses porque a segunda dose está guardada na Secretaria Estadual de Saúde. Já tem esta segunda dose, até o governador falou, nós temos as 7.200 guardadas para daqui a 28 dias fazer novamente”, concluiu o secretário.
Leia mais sobre: Aparecida / Notícias do Estado