As ações do grupo de trabalho criado para organizar e retirar a fiação irregular dos postes de Aparecida de Goiânia começam nesta segunda-feira (8). O anúncio foi feito pelo prefeito Leandro Vilela nesta sexta-feira (5), após reunião na Cidade Administrativa com representantes da Equatorial, do Ministério Público, da Câmara Municipal e de empresas provedoras de internet. A retirada dos fios soltos, danificados e em desuso terá início na próxima quinta-feira (11), começando por avenidas e ruas consideradas críticas.
Entre os trechos definidos como prioritários estão a Avenida Igualdade, no setor Garavelo, a Avenida Independência, nas regiões do Serra Dourada e Cidade Livre, e vias do Setor Central pontos que concentram grande volume de cabos acumulados e que já haviam sido identificados pelas equipes técnicas como áreas de risco.
Coordenação conjunta e responsabilidades
O trabalho será desenvolvido por um grupo mediado pela Prefeitura de Aparecida, envolvendo as secretarias de Planejamento e Regulação Urbana, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Desenvolvimento Urbano. Cabe aos provedores de internet, empresas de telefonia e à Equatorial, responsável pelo sistema de postes realizar a identificação, organização e retirada dos fios.
As empresas se comprometeram a classificar os cabos sob sua responsabilidade, remover os que não estiverem em funcionamento e ajustar aqueles instalados fora das normas de segurança. O objetivo é organizar os postes e evitar riscos à população.
“Não dá mais para esperar. Temos que decidir e fazer acontecer, construindo esse projeto a quatro mãos e evitando transtornos à população”, afirmou o prefeito Leandro Vilela. Ele estava acompanhado do vice-prefeito João Campos e dos secretários Andrey Azeredo (Planejamento), Pollyana Borges (Meio Ambiente) e Wagner Siqueira (Desenvolvimento Urbano).
Aparecida como referência no Estado
Representando a Equatorial, o diretor de Relações Institucionais Humberto Eustáquio destacou a mobilização das empresas já na primeira reunião. “Vocês conseguiram trazer aqueles que realmente fazem parte do problema. Teremos em Aparecida um exemplo do que deve ser feito para resolver essa situação.”
O promotor de Justiça Rodrigo Corrêa reforçou a necessidade da retirada imediata dos fios soltos. “É um problema que afeta o Brasil inteiro, com casos graves e até mortes. Aparecida está saindo na frente, com Executivo, Legislativo e Ministério Público unidos, pautando a prevenção”, afirmou.
O presidente da Associação dos Provedores Regionais (Apress-GO), Romenig Junior Antonio de Lima, também participou da reunião e garantiu que as empresas já iniciaram a reorganização interna para a remoção dos cabos obsoletos.
Participação do Legislativo
Atendendo ao convite da gestão municipal, os vereadores Camila Rosa, Rosinaldo Boy, Wegney Costa, Rogério Almeida, Isaac Martins, Tatá Teixeira, Arnaldo Leite e Diogo Tufão participaram da reunião e reforçaram apoio às ações.
Leia mais sobre: Câmara Municipal de Aparecida / Equatorial / Leandro Vilela / Prefeitura Aparecida / Aparecida de Goiânia / Cidades

