10 de janeiro de 2025
Cidades

Aparecida implanta projeto que permite diagnóstico precoce de infarto

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia em convênio com o Hospital Encore, Medtronic, Fundação Lumen e ITMS lançou o Latin America Telemedicina Infarct Network. O projeto, que teve início nesta segunda-feira (30), é capaz de realizar diagnóstico precoce de infarto. O município é o primeiro do Centro-Oeste a implantar o programa.

De acordo com a Prefeitura, o programa visa humanizar o atendimento de pessoas com início de infarto e que dependem da rede pública municipal de saúde. Por meio do Latin, os médicos das unidades de urgência e emergência poderão realizar o diagnóstico precoce de pacientes com início de infarto. Os equipamentos de telemedicina foram doados pelas empresas que faze parte do convênio.

Segundo a secretária de Saúde de Aparecida, Vânia Cristina, a secretaria está preparando um material explicativo que será distribuído em todas as unidades de saúde do município. O material terá as informações sobre causas, sintomas e orientações sobre o infarto.

O início do atendimento para diagnosticar o infarto precoce se dá com um exame, o eletrocardiograma. O aparelho que realiza o exame emite um laudo, que é enviado a uma central, onde cardiologistas de qualquer lugar do país vão avaliar de imediato e dar uma opinião médica, via internet. Caso o infarto seja constatado, o paciente será encaminhado para o Hospital Encore, na Vila Brasília.

“Nosso objetivo é facilitar o acesso do paciente ao exame e consequentemente a resolução da doença, já que se constatado precocemente o infarto tem grandes chances de reversão. A nossa maior dificuldade era diagnosticar o infarto nos primeiros sintomas, com esse novo método será possível fazer isso e salvar mais vidas. A população de Aparecida merece essa valorização”, destacou Vânia Cristina.

Exame

Os pacientes podem realizar o eletrocardiograma no Cais Nova Era, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Buriti Sereno e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Setor Brasicon, onde os equipamentos oriundos do convênio já estão disponíveis. Um equipamento também foi instalado no Cais Colina Azul, provisoriamente, porque depois o aparelho será levado para a UPA do Parque Flamboyant, que será inaugurada em breve. É importante lembrar que o exame é gratuito.


Leia mais sobre: Cidades