O objetivo dos pluviômetros é fazer o monitoramento das áreas de risco na prevenção de deslizamentos, enchentes e outros desastres.
Um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Aparecida, por meio da Defesa Civil Municipal e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), prevê a instalação de pluviômetros automáticos nas principais áreas de risco de Aparecida.
Para discutir o assunto, o Superintendente da Defesa Civil Municipal, Juliano Cardoso, recebeu o representante técnico do Cemaden, Rodrigo Resende Ferreira. Com a formalização do acordo, Aparecida se torna a segunda cidade do Estado a receber o projeto do Governo Federal.
O objetivo dos pluviômetros é fazer o monitoramento das áreas de risco na prevenção de deslizamentos, enchentes e outros desastres.
De acordo com Rodrigo Resende, o projeto também irá reduzir danos socioeconômicos e ambientais causados pela chuva.
Inicialmente, quatro pluviômetros serão instalados no Setor Garavelo, Vila Brasília, Jardim Olímpico e Região Central, segundo Juliano Cardoso, em aproximadamente 60 dias.
Após a coleta, o pluviômetro envia os dados para o Cemaden e conforme uma tabela de milímetros por região, o órgão reemite um alerta para o município em caso de emergência. Cada equipamento custa em torno de R$18 mil.
Leia mais sobre: Cidades