22 de novembro de 2024
Cidades

Aparecida disputa curso de Medicina

Aparecida de Goiânia foi a única cidade do estado pré-selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) para a implantação do curso de medicina em instituições particulares de ensino superior. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 03, após a sanção da Lei que efetiva o programa Mais Médicos, pela Presidente Dilma Rousseff, em Brasília e contempla 42 municípios em todo o país. “Este é um momento importante para Aparecida, que conquista seu espaço e se torna uma referência. O curso de medicina só vem para concretizar e coroar a transformação pela qual a cidade passa a cada dia, principalmente na área da educação”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela (PMDB).

Para ser selecionada, Aparecida deverá agora atender os critérios estabelecidos pelo MEC, que são: não ser capital; ter no mínimo 70 mil habitantes e não ter curso de medicina em seu território. Os municípios selecionados na primeira etapa, dentro que foi estipulado pela portaria, receberão, na segunda etapa, a visita da comissão de especialistas do MEC para a verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. A terceira etapa consiste na análise do projeto de melhoria destes equipamentos. “Aparecida está trabalhando para atender todos os requisitos estabelecidos pelo MEC para a implantação do curso de medicina, pois sabemos que o curso superior, a educação de forma geral, auxilia na melhora da qualidade de vida da população”, explanou Maguito.

A Prefeitura está dotando a área da saúde com toda a infraestrutura necessária para abrigar uma faculdade de medicina. “Estamos construindo atualmente duas UPAS e 10 Unidades Básicas de Saúde, e conseguimos aprovação de mais 14. Totalizando três UPAS e 29 UBS´s. E teremos ainda o Hospital Municipal com 220 leitos.  Toda essa estrutura irá precisar de médicos, e o curso de medicina irá auxiliar na qualificação desses profissionais, além de que podem servir de locação para residência e estágio”, pontuou Maguito Vilela, dizendo ainda que o curso de medicina será um atrativo e catalisador de mão-de-obra, não só na área da saúde, mas nas áreas correlatas.

Maguito se reuniu diversas vezes com o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante para que o curso de medicina fosse liberado  para o município, já que três instituições renomadas na área de ensino da saúde, já haviam manifestado interesse em construir o câmpus que iria abrigar a disciplina. As três instituições que procuraram a Prefeitura para instalar a faculdade de medicina são: Universidade Alfredo Nasser (UNIFAN), de Aparecida; Unievangélica, de Anápolis e Unipac, de Minas Gerais. “As exigências são grandes e importantes para instalar uma faculdade de medicina. Agora cabe às instituições se adequarem às exigências feitas pelo Ministério da Educação, que é quem selecionará a faculdade que implantará o curso de medicina no município, dentre os que possuem interesse”, frisou o prefeito.

O resultado final será divulgado pelo MEC no dia 18 de dezembro. E a expectativa do prefeito Maguito Vilela é de que as obras de implantação dos prédios sejam iniciadas em 2014 e que em 2015 já tenha vestibular para medicina em Aparecida.


Leia mais sobre: / / Cidades