22 de dezembro de 2024
Esporte • atualizado em 20/12/2023 às 10:06

Aparecida de Goiânia se consagra como tetracampeã dos Jogos Abertos de Goiás

Na competição mais de 10 mil atletas representaram 220 cidades em diversas etapas realizadas em diferentes municípios
Administração aponta que resultado positivo é fruto de investimentos no esporte. (Foto: Divulgação).
Administração aponta que resultado positivo é fruto de investimentos no esporte. (Foto: Divulgação).

Após oito meses de competição, nesta última terça-feira (19), Aparecida de Goiânia foi confirmada como a tetracampeã dos Jogos Abertos de Goiás 2023. Com os títulos de 2017, 2018, 2022 e 2023, a cidade teve um resultado inédito na história do maior evento esportivo realizado em Goiás. No total, Aparecida garantiu 114 medalhas, ficando a frente de Goiânia com 61 medalhas.

“Recebemos a confirmação do tetracampeonato nos Jogos Abertos com muita alegria e entusiasmo. Em Aparecida de Goiânia, nos enxergamos o esporte como investimento e não gasto. Implantamos políticas públicas que contemplam desde a Iniciação Esportiva até os atletas de alto rendimento e contamos com infraestrutura que permite a preparação adequada para que nossos atletas representem bem a cidade em competições locais, nacionais e até internacionais”, destaca o prefeito Vilmar Mariano.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, enfatiza que os resultados positivos são frutos do trabalho realizado nos últimos anos. “Não existe mágica ou segredo. Como em qualquer área da vida, o sucesso é alcançado quando se trabalha sério, quando se dedica e quando as pessoas têm oportunidade de mostrar seus talentos”, iniciou.

Aragão também destaca que Aparecida é referência no esporte ao cumprir princípios básicos. “Incentivamos diversas modalidades e oferecemos condições de treinamento e também asseguramos a participação de nossos atletas em grandes competições no Brasil e no mundo”, disse o secretário. Ele também relembra que antes, Aparecida era conhecida como a cidade do futebol amador. “Hoje, podemos dizer que a cidade é conhecida pelo esporte em geral”.

A cidade conta com times de vôlei, futsal, uma equipe de basquete em cadeira de rodas, além de atletas de destaque no taekwondo e atletismo. “Estamos colhendo os frutos que plantamos nos últimos anos e, é claro, a estrutura contribuiu muito neste processo porque os atletas precisam de suporte para desenvolver suas atividades”, finaliza Gerfeson Aragão.

Infraestrutura em Aparecida

Aparecida de Goiânia conta com infraestrutura para prática de diversas modalidades esportivas. O Estação Esporte-Cidadania, no Parque Trindade, oferece formação no futsal, vôlei, capoeira, taekwondo para centenas de crianças e adolescentes. No Parque da Criança a cidade conta com uma das melhores pistas de BMX do Centro-Oeste e nos Jogos Abertos de Goiás 2023, a cidade foi campeã geral na modalidade.

No Centro Olímpico, centenas de crianças, adolescentes e adultos estão matriculados em diversas modalidades. Seja para melhorar a qualidade de vida ou para participar de competições. A administração municipal também está ampliando o projeto de Iniciação Esportiva. Ginásios de Esporte até então administrados pelo Governo de Goiás estão sendo reformados e repassados à Prefeitura de Aparecida.

Recurso financeiro

O programa Aparecida Compete disponibiliza recurso financeiro, mediante prestação de contas, para inscrições, passagens, hospedagem e alimentação. Atualmente, são investidos R$ 500 mil anualmente no programa e a expectativa é de que o valor será dobrado para 2024. O incentivo garante com que atletas de alto rendimento consigam participar de competições regionais, nacionais e internacionais.


Leia mais sobre: / / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades