22 de novembro de 2024
Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia retoma cirurgias eletivas na segunda-feira (16)

Cirurgias eletivas serão retomadas em Aparecida. (Foto: Claudivino Antunes)
Cirurgias eletivas serão retomadas em Aparecida. (Foto: Claudivino Antunes)

As cirurgias eletivas em Aparecida de Goiânia serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (16). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os procedimentos poderão ser retomados pela queda na ocupação dos leitos por pacientes de covid-19.

Foram elencados procedimentos prioritários nas áreas de cirurgia geral, ginecologia e ortopedia. Para tanto, os pacientes serão contactados pela Secretaria e pelos hospitais.

“Tem muitas pessoas que se encontram na fila, aguardando os procedimentos cirúrgicos para ter uma qualidade de vida melhor, e o nosso objetivo é agilizar esse atendimento. Quem está esperando, fique atento ao telefone”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário Alessandro Magalhães explicou que a equipe da SMS está reavaliando os pedidos de cirurgia, obedecendo a ordem cronológica, para dar os devidos encaminhamentos: “A Central de Regulação entrará em contato com os pacientes para agilizar o pré-operatório de quem ainda não o fez, bem como para encaminhar os pedidos. Quem já está com tudo pronto e encaminhado, o hospital responsável pelo procedimento entrará em contato para agendar a cirurgia. Não é necessário o morador se deslocar para nenhum lugar antes do nosso contato. É a Secretaria de Saúde e os prestadores que vão organizar as agendas”.

O secretário também destacou que a princípio, no início desse retorno das eletivas, a SMS trabalhará com 50% da capacidade de leitos cirúrgicos no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), além dos leitos de unidades credenciadas. “Temos dois hospitais que são os maiores executores das cirurgias eletivas disponíveis em nossa cidade. O Hmap, que é um deles, volta a realizar esses procedimentos com capacidade reduzida. Queremos sentir como será esse processo em um cenário de pandemia, para que possamos avançar e tentar reduzir ao máximo a fila de espera formada durante esse período de suspensão”, detalhou.


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia