18 de novembro de 2024
Trânsito • atualizado em 06/05/2024 às 10:37

Aparecida de Goiânia promove campanha Maio Amarelo, com foco na redução de acidentes

Em 2023 foram registrados, em média, 12 acidentes por dia no município, segundo números da Prefeitura
Foto: Rodrigo Estrela
Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou, na última sexta-feira, 3, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), a campanha Maio Amarelo. A iniciativa tem como objetivo intensificar, durante o mês, as ações de conscientização e educação para aumentar a segurança no trânsito.

A expectativa é reduzir o número de acidentes de trânsito na cidade, visto que, em 2023, foram registrados mais de 4,3 mil sinistros com vítimas, de acordo com o Executivo municipal. Desse montante, 51% utilizavam a motocicleta como meio de transporte.

Em média, segundo números da Prefeitura de Aparecida, foram registrados 12 acidentes por dia no ano passado. O Monitoramento dos Sinistros de Trânsito destaca que 71,5% das vítimas de acidentes de trânsito eram homens e 28,5% mulheres. Os indicadores apontam ainda redução no número de vítimas fatais no trânsito de Aparecida de Goiânia. Em 2021, foram registradas 57 mortes. Em 2022, 52 e, no ano passado, 46.

Nesta edição, o tema da campanha é Paz no Trânsito Começa Por Você. “O Maio Amarelo é muito importante para conscientizarmos as pessoas a respeito de um trânsito mais seguro. Vamos destacar o respeito às leis de trânsito, o respeito aos nossos agentes e, sobretudo, enfatizar que pessoa irresponsáveis transformam o trânsito em uma arma”, apontou o prefeito Vilmar Mariano na solenidade de lançamento da campanha.

O secretário executivo de Mobilidade e Trânsito de Aparecida, Sérgio Carvalho, destacou a importância do envolvimento efetivo de toda sociedade com a campanha. “O Maio Amarelo é realizado em todo território nacional com participação de todos os órgãos que atuam no trânsito. Nosso objetivo é evitar acidentes e mortes. As pessoas precisam compreender que segurança no trânsito significa menos acidentes e também menos óbitos”, lembrou.

Ao longo do mês, a SMTA irá realizar palestra educativas em empresas, apresentações de teatros nas escolas e outras ações em alusão ao Maio Amarelo. “Teremos atividades diárias em diferentes regiões da cidade. Vamos divulgar bastante a campanha porque entendemos que precisamos construir essa cultura de um trânsito mais seguro. É importante que todos que integram o trânsito tenha consciência de seus direitos e deveres”, completou.

Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Goiânia, Inspetor José Waldemar, participou da solenidade de lançamento da campanha e destacou dicas importantes para evitar acidentes de trânsito.

“A primeira coisa é respeitar a legislação de trânsito, reduzindo a velocidade porque é mais importante a pessoa chegar ao seu destino do que se envolver em algum acidente. Não beba porque bebida e direção não combinam. Não use o celular enquanto dirige”, listou o representante da PRF.


Leia mais sobre: / / / / Aparecida de Goiânia / Cidades