22 de novembro de 2024
Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia passa a fazer testes de Covid-19 em Unidades Básicas de Saúde

Teste para Covid-19 em Aparecida de Goiânia (Foto: Enio Medeiros)
Teste para Covid-19 em Aparecida de Goiânia (Foto: Enio Medeiros)

Sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Aparecida de Goiânia farão testes para diagnóstico da Covid-19. As unidades do Expansul, Jardim Tiradentes e Garavelo Park já estão em funcionamento. Na próxima semana, Alto Paraíso, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões também iniciarão as coletas.

Em cerca de 100 dias, o município realizou 43 mil exames RT-PCR, padrão ouro para o diagnóstico. Atualmente, Aparecida de Goiânia coleta material para testes em dois drive-thrus e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade.

O teste identifica se a pessoa está com a Covid-19 naquele momento e só pode ser feito mediante indicação médica com agendamento pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Vamos ampliar a testagem ainda mais com a participação das UBS’s. Testamos, todo dia, mais de mil pessoas. Já superamos nossa própria média de testar 6.847 habitantes por cada grupo de 100 mil e até a média nacional de 2.100 habitantes por 100 mil”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha. “A testagem em massa nos permite conhecer a realidade da Covid-19 em nosso município e embasar as decisões do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus”, completa.

As UBS’s aptas para o serviço têm capacidade, cada uma, para realizar mais de 150 coletas diárias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. “Além do agendamento via 0800-646-1590, as UBS’s também serão referência para outras unidades da rede quanto à Covid-19, que poderão encaminhar para lá as pessoas com sintomas, após avaliação médica, para fazer o exame”, informa o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção.

Quem pode fazer o exame

Segundo critérios técnicos da SMS, os testes RT-PCR de Covid-19 são destinados a pessoas com sintomas gripais, principalmente aquelas dos grupos prioritários como idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados.

Os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer unidade da rede pública ou mediante ligações no 0800-646-1590. Os resultados saem em até 48 horas e quando são liberados os pacientes recebem uma mensagem via WhatsApp com código e senha para acessar o site do laboratório e baixar o resultado.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia