23 de dezembro de 2024
Cidades

Aparecida de Goiânia lança força-tarefa para roçagem de lotes baldios

Foto: Allan David/ Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Foto: Allan David/ Prefeitura de Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou nesta quinta-feira (09), uma força-tarefa para a roçagem de lotes baldios e limpeza de vias públicas na região do Jardim Buriti Sereno. A partir de hoje, 40 tratores e mais de 60 profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) vão trabalhar na limpeza urbana de toda o setor e vizinhos.

A ação, que também faz remoção de entulho, tem ainda 12 caminhões caçamba, 11 veículos de recolhimento de galhos, 1 pá carregadeira e 1 retroescavadeira. De acordo com a prefeitura, esta primeira etapa de roçagem de lotes baldios contemplará mais 19 bairros na região do Buriti Sereno. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano planeja fazer os mesmos serviços em todos os 249 setores de Aparecida até o fim deste primeiro semestre.

O prefeito Gustavo Mendanha esteve presenta no lançamento da frente de serviços. Segundo ele, o período chuvoso demanda cuidados especiais da administração pública sobretudo na limpeza urbana, iluminação pública, infraestrutura e saúde.

Mendanha também fez um apelo à população para se engajar com a Prefeitura na limpeza dos espaços públicos e particulares. O chamamento é para evitar a proliferação de focos do mosquito aedes aegypt, que transmite os vírus da dengue, zika e chikungunya. “A população precisa nos ajudar, não só nos lotes baldios, mas na sua própria casa, não deixando vasilhames com a boca para cima, onde junta água, que é o ambiente onde o mosquito se reproduz”, disse ele.

A roçagem de lotes baldios particulares é de responsabilidade do contribuinte, mas a Prefeitura de Aparecida também limpa os lotes privados não edificados, cobrando R$ 0,81 por metro quadrado.

Buriti Sereno

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, explicou que o Buriti Sereno foi escolhido para receber a primeira roçagem do ano porque possui a maior proporção de lotes vazios entre os 80 mil imóveis com essa característica em Aparecida. “Nós temos que cumprir a nossa missão para com aqueles que moram ao lado desses lotes vagos. Isso traz mais segurança e uma grande contribuição com a saúde pública”, argumentou Max.

Além de roçagem de lotes, remoção de entulho, recolhimento de galhos e limpeza dos canteiros centrais das avenidas, as equipes da SDU estão fazendo o gradeamento, que é uma técnica que retarda o crescimento do mato.


Leia mais sobre: Cidades