Prefeitura de Aparecida de Goiânia retira catadores do Aterro Sanitário
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), entregou o Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos à Cooperativa de Catadores de Papéis de Aparecida (Coocap).
Outra ação foi o anuncio do reforço na segurança do Aterro Sanitário para evitar que pessoas adentrem o local para coletar lixo, atendendo a uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
As medidas têm como objetivo realizar a inclusão social das famílias que antes viviam de coletar lixo nas dependências do Aterro Sanitário em situação desumana.
Com o fechamento do aterro sanitário para os catadores de lixo, agora as famílias que buscavam sobreviver do material reciclável encontrado no local precisarão se filiar à Coocap para fazer a separação e venda de materiais recicláveis dentro do galpão de triagem.
O terreno onde foi construído o Galpão de Triagem de Resíduos Sólidos foi doado pela Prefeitura, possui 1,2 mil metros quadrados e fica próximo ao aterro sanitário.
O Galpão oferece mais conforto, segurança e trabalho digno às famílias que vivem da coleta seletiva. Os catadores poderão usufruir de todo o maquinário disponível como, esteira, balanças e prensas, que facilitarão a separação e manuseio do lixo reciclável.
A partir de sexta-feira será proibido o acesso da população ao Aterro Sanitário, a guarda municipal vai fazer a segurança do local.
Leia mais sobre: Cidades