A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, lançou hoje o projeto “Você de olho no patrimônio público”, com o objetivo de fazer com o que cidadão participe de denúncias que ocorram contra bens públicos da cidade.
Com o projeto, foram anunciados também os números para que a população denuncie caso veja algum tipo de depredação em espaço público em Aparecida: 153 ou 3545-5901. Não será preciso de identificação. A partir da denúncia, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai averiguar todas as denúncias.
O prefeito Gustavo Mendanha lembrou que o Paço Municipal já vem trabalhando o tema através da conscientização e educação com palestras ao longo do ano. Para ele, agora o importante é que população ajude e contribua para a preservação do que é de todos.
“As pessoas tem a noção que a praça ou espaço público pertence ao governo, mas não, pertence as pessoas, pertence ao cidadão e é importante que ele possa contribuir para que possamos estar protegendo o que é nosso também”, afirmou Mendanha. Ele também acrescentou que o projeto tem envolvimento de várias pastas para um trabalho “a quatro mãos construindo e ajudando cada vez mais a cidade e principalmente estar contribuindo com o cidadão”.
Orientações
Pichação, quebra de vidraças, furto de materiais e destruição de equipamentos são alguns dos delitos que o aparecidense pode denunciar para a Guarda Civil.
Durante a apresentação do projeto foram repassadas algumas orientações para o cidadão: Se avistar algo do tipo ou qualquer outra ação suspeita, tente observar detalhes do infrator, como cor da roupa, tipo físico, cor do veículo e número de placa. Mas não se arrisque para conseguir essas informações.
Guarda Civil garantiu que as informações repassadas pela comunidade são mantidas em absoluto sigilo, anulando qualquer risco de retaliação.
Para Gustavo Mendanha, o projeto da Guarda Civil tem todas as condições para ser bem-sucedido. Ele pediu aos educadores da cidade para disseminar entre pais e alunos a cultura de preservação dos espaços públicos de Aparecida de Goiânia.
“Cuidar do patrimônio público é um dever de todos nós. A nossa união, junto com os investimentos que estamos fazendo em segurança pública, nos dará fortes ferramentas para combater, por exemplo, o tráfico de drogas e a violência contra a mulher. Assim, teremos uma cidade cada vez mais pacífica e ordeira, e em pleno desenvolvimento econômico”, avaliou.
De acordo com o prefeito, o município está investindo mais de R$ 50 milhões no projeto Cidade Inteligente. Um dos braços dessa iniciativa é o reforço na segurança pública. Por isso, explicou o prefeito, Aparecida está recebendo 650 sofisticadas câmeras de videomonitoramento, além de 540 quilômetros de fibra óptica, por onde vão transitar os dados coletados pelas câmeras.
Prédios educação
O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido disse que o diferencial desta ação “é buscar a parceria e interesse da população a zelar o que é nosso. A Guarda quer sempre ter mais parceiros dentro da comunidade aparecidense”.
Ele lembrou que a maior parte de patrimônios vandalizados é na área da educação (Cmeis e escolas municipais), no entanto, segundo Cândido, ações preventivas e de conscientização realizadas pela Guarda Civil junto à comunidade já resultaram na queda de 70% dos casos de depredação de unidades de ensino, nos últimos 8 meses.
Denúncias por WhatsApp
Além dos telefones 153 ou 3545-5901, os moradores poderão denunciar ações suspeitas através dos grupos de WhatsApp que serão formados pela Guarda Civil. A corporação recebeu hoje da Prefeitura de Aparecida 30 celulares novos, que serão utilizados com essa finalidade. Os números de WhatsApp da GCM estarão disponíveis nas viaturas e vão funcionar 24h.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Guarda Civil Aparecida de Goiânia / Cidades