12 de setembro de 2024
Serviço

Aparecida de Goiânia decreta ponto facultativo na próxima segunda (13)

Data antecede o feriado de Emancipação Política de Aparecida e Proclamação da República, comemorados na terça (14)
De acordo com a prefeitura de Aparecida, serviços essenciais não serão paralisados. (Foto: reprodução)
De acordo com a prefeitura de Aparecida, serviços essenciais não serão paralisados. (Foto: reprodução)

O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira 13 de novembro. A data antecede o Dia da Emancipação Polícia de Aparecida, celebrado no dia 14 de novembro, terça. Além disso, ainda há o feriado nacional de Proclamação da República, comemorado dia 15, ou seja, na quarta.

Como determina o decreto, publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, 09, os órgãos da administração pública municipal que desempenham atividades consideradas essenciais como serviços de segurança, emergência em saúde com atendimento 24h e limpeza urbana não serão interrompidos. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a Central de Imunização retoma os serviços na quinta-feira, 16 de novembro.

Aparecida de Goiânia conquistou sua emancipação política em 14 de novembro de 1963, 41 anos depois de sua fundação histórica, em 11 de maio de 1922. Ou seja, neste ano, o município celebra 60 anos do ato. Na época, foi autor da lei que emancipou a cidade o então deputado estadual Iris Rezende Machado. Naquele mesmo ano a cidade garantiu sua independência administrativa e começou seu desenvolvimento socioeconômico.

Atualmente Aparecida é a segunda cidade mais populosa do Estado de Goiás, com 527.550 habitantes, de acordo com o Censo de 2022. Além disso, é uma das cidades mais importantes do país. Em 60 anos, o número de bairros em Aparecida cresceu nada menos do que 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para 305 bairros na atualidade.

Leia também: Após Lula comemorar feriados que caem no sábado, veja quais serão as folgas de 2024


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia

Comentários