05 de dezembro de 2025
Segurança pública • atualizado em 26/07/2025 às 17:54

Aparecida de Goiânia completa 26 dias sem homicídios e reduz criminalidade pela metade em 2025

Entre 1º de janeiro e 25 de julho, o número de homicídios caiu 50% em relação ao mesmo período de 2024 de 48 casos no ano passado para 24 neste ano
A estratégia envolve a atuação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM) com as forças estaduais. Foto: Divulgação PM.
A estratégia envolve a atuação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM) com as forças estaduais. Foto: Divulgação PM.

Aparecida de Goiânia alcançou neste sábado (26) um marco expressivo na área da segurança pública: 26 dias consecutivos sem registro de homicídios consumados. O número reforça a tendência de queda nos crimes violentos verificada ao longo de 2025. No primeiro semestre, o município já havia registrado outro período de 39 dias sem assassinatos. Entre 1º de janeiro e 25 de julho, o número de homicídios caiu 50% em relação ao mesmo período de 2024 de 48 casos no ano passado para 24 neste ano.

Segundo divulgado pela prefeitura, a redução é resultado direto da política de segurança implementada pela gestão do prefeito Leandro Vilela, em parceria com o Governo de Goiás. A estratégia envolve a atuação integrada da Guarda Civil Municipal (GCM) com as forças estaduais e a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), responsável por coordenar ações entre diferentes instituições e secretarias.

“Esses resultados refletem um trabalho comprometido com a proteção da população. Reforçamos a presença das forças de segurança nos bairros, fortalecemos a cooperação entre os órgãos e investimos em inteligência. A redução da violência é fruto desse esforço conjunto. Vamos seguir atuando com firmeza para manter a cidade segura e com qualidade de vida”, destacou Leandro Vilela.

Segundo o Observatório da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a cidade também avançou na resolução dos crimes contra a vida. A Polícia Militar solucionou 67% dos homicídios registrados em 2025, sendo 11 deles com prisão em flagrante. A maioria das vítimas (92%) é do sexo masculino.

Índice de criminalidade

Além da queda nos homicídios, os demais índices de criminalidade também apresentaram recuos significativos no município. Roubos a pessoa caíram 44% (de 413 para 229 casos), enquanto os roubos de veículos recuaram 32% (de 44 para 30). Os roubos em comércio diminuíram 52% (de 21 para 10) e os em residências caíram 50% (de 16 para 8). Já os furtos registraram redução de 32% nos veículos (de 245 para 167), 41% no comércio (de 423 para 250) e 37% em residências (de 635 para 400).

Os dados, fornecidos pela Seção de Análise Criminal do 2º Comando Regional da Polícia Militar (2º CRPM), refletem o impacto positivo das ações de policiamento em áreas sensíveis. De acordo com o coronel Lucas Antônio de Morais Gomes, comandante do 2º CRPM, a estratégia tem priorizado o reforço da presença policial em regiões de maior incidência, com foco especial nos fins de semana e feriados prolongados, além da fiscalização em bares e distribuidoras.

Outro destaque é a realização da Operação Comando Geral Itinerante, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. A ação amplia o patrulhamento em pontos estratégicos e promove a escuta ativa das comunidades. Em paralelo, Aparecida também inaugurou este ano uma nova sede da Delegacia da Mulher (Deam), fortalecendo o atendimento e a proteção às vítimas de violência de gênero.

Reativado em abril, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal voltou a ser peça-chave na coordenação das políticas públicas de segurança. Criado originalmente na gestão de Maguito Vilela, o GGIM reúne representantes da GCM, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Judiciário, do Ministério Público e de diversas secretarias municipais, promovendo uma atuação conjunta e estratégica para garantir a tranquilidade da população.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades / Geral