Aparecida de Goiânia segue sem mortes por dengue em 2021. O município, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já está há cerca de dois anos sem óbitos causados pela doença. O último ano com vítimas foi 2019, com quatro mortes. No ano passado, não houve fatalidades.
O número de casos também segue tendência de redução. Em 2019, houve 18.456 casos de dengue. No ano passado, Aparecida de Goiânia cortou pela metade as infecções, com 9.555 casos. Em 2021, são 6.600 casos notificados.
A SMS atribui o resultado positivo ao permanente trabalho de combate e prevenção realizado na cidade, associado ao contexto de pandemia, mas alerta a população para reforçar os cuidados preventivos principalmente quando se aproxima o início das chuvas.
O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, lembra que em 2018 a cidade notificou 18.145 casos de dengue com seis óbitos, e, de lá para cá, as mortes foram se reduzindo até zerarem no ano passado, mas que isso não justifica quaisquer descuidos:
“A pandemia trouxe o isolamento social, o que fez muitos moradores ficar mais tempo em casa e com isso cuidar melhor da limpeza de seus imóveis, além de reduzir o lixo descartado nas vias públicas e terrenos baldios. Agora, com a pandemia ainda em curso mas com menos restrições, as pessoas estão retomando suas atividades e lembramos a todos que não se pode descuidar também da prevenção a doenças como dengue, zika e chikungunya, que têm em comum o mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. “
De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental da SMS, Iron Pereira, em 2020 foram realizadas mais de 1 milhão e 200 mil visitas domiciliares em ações rotineiras de orientação dos moradores e de combate a criadouros do Aedes. Também foram recolhidas mais de 152 mil carcaças de pneus que são potenciais “maternidades” para o inseto. Ele informa que, durante todo o ano, a população pode realizar denúncias de possíveis focos do mosquito pelo telefone 3545-4819. Após receber as informações, equipes são mobilizadas rapidamente para fazer limpezas e tomar outras providências.
“Nossas equipes visitam, em média, pelo menos quatro vezes por ano, cada imóvel de Aparecida. Não paramos nem durante a pandemia, pois o controle e a prevenção da dengue sempre foram prioridades da Prefeitura, é algo que o prefeito Gustavo Mendanha sempre nos determinou e que também evita a superlotação das unidades de saúde durante o enfrentamento à Covid-19,” afirma Iron Pereira.
O coordenador também salienta que as equipes da Vigilância estão trabalhando intensamente neste ano, fazendo visitas nos imóveis, residenciais e comerciais, com combate a focos do mosquito, orientações, distribuição de cartazes e folders educativos, coleta de pneus e visitas a ferros-velhos, bem como realizando bloqueios para cortar a transmissão da doença. Desde janeiro até agora já foram coletados 38.055 pneus e mais de 792 mil visitas domiciliares foram realizadas.
Leia mais sobre: Dengue em Goiás / Aparecida de Goiânia