23 de dezembro de 2024
Futurista • atualizado em 20/06/2023 às 15:33

Aparecida de Goiânia busca tecnologia utilizada na “cidade do futuro” da China

O sistema de iluminação utilizado na ‘cidade do futuro’, por exemplo, despertou interesse dos Aparecidense
Aparecida de Goiânia e a Cidade do Futuro na China (Foto: Divulgação)
Aparecida de Goiânia e a Cidade do Futuro na China (Foto: Divulgação)

No último domingo (18/06), ao lado do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, que lidera a missão internacional, os representantes aparecidenses conheceram Xiong’an. Localizada a cerca de 100 quilômetros de Pequim, a ‘cidade do futuro’ foi planejada para, em breve, receber parte dos serviços administrativos do País. Para isso, os chineses apostam em tecnologia de última geração e plano piloto, guardas as proporções, semelhante ao utilizado na construção de Brasília. 

O sistema de iluminação utilizado na ‘cidade do futuro’, por exemplo, despertou interesse dos Aparecidense. Em Xion’an, as luminárias urbanas possuem quatro funções: iluminar, controlar o tráfego de veículos, fazer o reconhecimento facial e ainda monitorar os semáforos.  

“É um sistema bastante avançado que proporciona otimização dos serviços públicos. Imagina que um aparelho, que é a luminária, possa contribuir com a segurança pública, através da fiscalização por meio de videomonitoramento, ajudar no controle do trânsito e, é claro, iluminar que é a função primária. Além disso, eles já utilizam software para reconhecimento facial e de placas de veículos”, aponta Einstein Paniago. 

Secretário municipal de Indústria e Comércio, Felismar Martins, reforça que Aparecida de Goiânia já trabalha o conceito de cidade inteligente. “Temos toda infraestrutura básica montada e boa parte em operação. Agora, precisamos aperfeiçoar e Xion’an tem muitas ferramentas que podem ajudar nossa cidade neste sentido. Abrimos, inclusive, tratativas para parcerias futuras que possam culminar na transferência de tecnologia”, explica. 

Os investimentos para construção da ‘cidade do futuro’ são empregados, sobretudo, em infraestrutura e tecnologia. A cidade, por exemplo, terá estação ferroviária interurbana e um centro comercial internacional. “Os chineses pensam no futuro, os projetos que realizam levam em conta que a cidade poderá abrigar até cinco milhões de pessoas. A tecnologia é e continuará sendo uma ferramenta importante na transformação das cidades. Aparecida, como qualquer outra que queira se despontar, precisa desse recurso”, aponta o deputado estadual Veter Martins.


Leia mais sobre: Política