Além das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) da cidade, todas as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Aparecida de Goiânia estão aptas a atender pessoas com sintomas e/ou que tiveram contato com alguém que testou positivo para a Covid-19. Para o atendimento, não é necessário agendamento prévio, e será realizado de segunda e sexta-feira, das 7 às 17 horas. A iniciativa visa facilitar o acesso da população à testagem em massa em todas as regiões da cidade para deter a disseminação do Coronavírus diagnosticando precocemente a doença, isolando os pacientes e tratando-os para impedir o agravamento dos casos. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde conclama a população a buscar atendimento já nos primeiros sintomas para aumentar as chances de cura e a proteção à comunidade.
“A informação vale para todos os moradores de Aparecida e não está condicionada à área de abrangência das unidades. Não importa a região do município na qual a pessoa more, ela poderá buscar esse atendimento em qualquer UBS”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que acrescenta: “Quem tem sintomas ou não, mas que teve contato com um portador da Covid-19 e busque atendimento numa UBS que não faz a coleta para a testagem, será avaliado segundo protocolos técnicos e encaminhado para uma das unidades que realizam a coleta. Da mesma maneira, quem tem sintomas gripais, mas não teve contato com doentes também será analisado, e, se necessário, encaminhado para fazer o exame”.
Quem teve contato com doentes devem procurar unidade médica
Alessandro Magalhães ressalta que muitas pessoas só buscam atendimento médico quando a doença já está apresentando sintomas mais graves como dificuldade de respirar e febre, e enfatiza: “Muitos chegam nas nossas unidades de Urgência e Emergência debilitados, já com os pulmões comprometidos e outros problemas. Esses pacientes podem evoluir rapidamente para um quadro grave e precisarem de cuidados intensivos e mais arriscados, como a intubação, o que aumenta a possibilidade de virem a falecer, em casos extremos. As pessoas que tiveram contato com doentes da Covid-19 e/ou que apresentem sintomas gripais, severos ou não, devem ir o quanto antes a uma unidade de saúde para serem avaliadas pelos profissionais. Isso pode poupar sofrimentos e até salvar vidas”.
O secretário lembra que até a última terça-feira, 18 de agosto, o município acumulava 276 óbitos em decorrência da Covid-19. “É um número que poderia ser menor se as pessoas buscassem atendimento de forma precoce. Aparecida de Goiânia testa toda a população sintomática, permitindo o diagnóstico rápido e intervenções eficazes. Nosso programa de monitoramento dos pacientes pertencentes aos grupos de risco é bastante exitoso, com letalidade de apenas 0,18%. Por isso é muito importante ser acompanhado o quanto antes”, alertou. Segundo o gestor, o tempo médio entre o início dos sintomas e a evolução para o óbito em Aparecida tem sido de 15 dias.
Onde fazer a coleta
O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, aponta quais UBS’s fazem a coleta para o RT-PCR, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h: Buriti Sereno, Independência Mansões, Pontal Sul I, Garavelo Park, Jardim Tiradentes, Expansul, Santa Luzia e Alto Paraíso. Ele também explica que “no caso da Expansul, a coleta é feita apenas via teleagendamento pelo 0800-646-1590, então não adianta ir direto lá sem marcação prévia. Porém, as outras sete realizam coletas também por encaminhamento das demais UBS’s ou para quem buscar atendimento direto no próprio local, não necessitando de agendamento”. Gustavo lembra também que o exame é realizado nas três UPA´s da cidade e em dois drive-thrus.
Leia mais sobre: Destaque 3 / Goiânia