23 de dezembro de 2024
Cidades

Aparecida abre período de matrículas na Rede Municipal de Ensino

Foto: Rodrigo Estrela/Divulgação
Foto: Rodrigo Estrela/Divulgação

Começou nesta segunda-feira (9) e segue até dia 20 de dezembro o período de pré-matrículas para vagas nas escolas e Cmeis da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia.

O processo é dividido em duas etapas. Primeiro, os pais interessados em vagas no Ensino Fundamental acessam o sistema online ou baixam o aplicativo Matrícula Aparecida para fazer a inscrição. Após enviar o formulário online pelo site ou aplicativo os pais ou responsáveis devem procurar a unidade escolar escolhida para confirmar sua matrícula com os seus documentos pessoais e os da criança matriculada. As matrículas para alunos do 1º ao 9º ano seguem até o dia 13 de dezembro.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida disponibilizará nestas duas semanas, de segunda a sexta-feira, 8h às 11h30 e das 13h às 17h, um atendimento presencial para todos os interessados em realizarem sua pré-matrícula na Rede Municipal de Educação.

A titular da pasta da Educação, reafirmou o compromisso em ampliar o númvero de vagas para 2020. “Retiramos o call center que fazia o atendimento 0800 e iremos captar os interessados em vagas exclusivamente pelo site ou aplicativo este ano. As famílias que não tiverem condições de acesso à internet serão atendidas presencialmente no Centro de Cultura José Barroso”, explicou Valéria Pettersen.

A secretária esclarece ainda que há vagas disponíveis para todas as crianças do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e que trabalha para sanar o déficit que existe na faixa dos seis meses até três anos. Entregaremos também no primeiro dia de aula o kit com material escolar e posteriormente os uniformes escolares, pois temos que tirar as medidas das crianças”, comentou.

A secretária pontuou ainda que o cadastro de reserva para faixa etária de seis meses a três anos e 11 meses ficará disponível durante todo o ano de 2020 pelo site ou aplicativo, a partir de janeiro. “Diferente do que ocorreu em anos anteriores em que as matrículas aconteciam no mês de janeiro, o período de matrícula para os alunos nas escolas e CMEI’s da rede municipal de educação de Aparecida de Goiânia acontecerá ainda neste mês de dezembro. Serão ofertadas para 2020 mais de 10,5 mil novas vagas nas variadas séries escolares”, destacou. As aulas iniciam dia 27 de janeiro.

Matrículas Cmeis

Já, entre os dias 16 e 20 de dezembro, será a data reservada para as pré-matrículas da Educação Infantil, que atende crianças de seis meses a cinco anos e três meses.

As confirmações destas matrículas devem ser realizadas presencialmente até dia 20 de dezembro das 8h às 17h, no Centro Cultural José Barroso (Avenida Gervásio Pinheiro, Setor Village Garavelo) para quem se inscreveu nos Cmeis.

Os que se inscreveram nesta modalidade nos agrupamentos IV e V para as escolas devem confirmar na própria unidade escolar, sem a necessidade de ir ao Centro Cultural José Barroso.

No ato da confirmação devem ser apresentadas as copias dos documentos pessoais dos responsáveis (Identidade, CPF, Comprovante de Endereço) e do aluno matriculado (Certidão de Nascimento ou Identidade) e no caso de alunos para Cmeis também deverá ser apresentado o cartão de vacina e os beneficiários do Bolsa Família devem ter em mãos o cartão do benefício.

“Não temos déficit de vagas para o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. E o Cadastro de Reserva para a Educação Infantil ficará aberto durante todo o ano. Nesta nova modalidade o pai terá a possibilidade de acompanhar pelo site a colocação de seu filho na região em que mora, o que dá, portanto, mais transparência ao processo”, reforçou a secretária municipal de Educação.

Número de Vagas

De acordo com a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida, serão ofertadas 2.693 vagas na Educação Infantil (seis meses a 5 anos e 3 meses); 6.638 vagas no Ensino Fundamental (1° ao 5° ano); 686 vagas no Ensino Fundamental (6° ao 9° ano); e 420 vagas para as Escolas Municipais de Educação Integral.

“Zeramos a fila de espera de crianças de 4 e 5 anos da educação infantil com os agrupamentos IV e V nas escolas e estamos trabalhando para atender às que têm de seis meses a três anos. O prefeito Gustavo Mendanha já assinou, no mês de novembro, termos de cooperação, colaboração e comodato com 20 instituições filantrópicas e privadas, para abertura de novas vagas na nossa rede neste próximo ano”, explicou a secretária Valéria Pettersen.

O Censo Escolar de Aparecida revela que há hoje, em toda a rede municipal, 44 mil alunos matriculados. Esses estudantes estão distribuídos em 58 escolas, 31 Cmeis e 5 Emeis. A pasta possui por volta de 4,8 mil servidores entre professores e servidores administrativos.


Leia mais sobre: / / / / Cidades