07 de agosto de 2024
Esportes • atualizado em 20/08/2020 às 07:13

Apaixonado por automobilismo, piloto goiano busca título da Turismo Nacional

Geovane pensa em títulos para sua carreira
Geovane pensa em títulos para sua carreira

Antes da largada, a preparação na prévia de tudo: uma história. Quando o piloto goiano, Geovane Souza, aos 45 anos, ligar os motores do seu Citroën C3 no próximo sábado (22/08) no Autódromo Internacional de Goiânia para competir na primeira etapa do Campeonato Turismo Nacional de automóveis, talvez passe um filme em sua cabeça. 

Afinal das contas, cresceu perto de oficinas de carro em meio à cheiro de graxa vislumbrando carros e monopostos. Queria andar de kart, mas o alto custo não permitia. “Eu via os pilotos antigos frequentando [as oficinas] com seus carros de corrida. Eu não tinha condições financeiras de praticar na época de criança, mas sempre gostei de automobilismo”, conta Souza em entrevista ao Diário de Goiás. 

O cenário começou a mudar apenas em idade adulta, já aos 24 anos, quando bem empregado. Mas era um hobbie. Juntou uma grana que tinha e comprou um kart. A partir daí, sua trajetória no automobilismo ‘profissional’ começou. Automobilismo profissional, com suas devidas aspas. “Até o ano passado eu pagava para participar das competições que participava”, comentou. 

Mesmo em 2015, quando foi Campeão do Centro-Oeste de Marcas e Pilotos e também no ano passado depois de ter terminado em 4º lugar o Turismo Nacional. “Você não tem premiação. É só gasto mesmo. Esse é o primeiro ano que eu tô com patrocínios bem fortes e não vai precisar tirar do bolso para competir”.

Agora, em uma equipe campeã, almeja o que todo piloto em qualquer categoria desejaria: o título. Além dos patrocínios e um certo sossego financeiro, tem vontade. Está preparado para encarar as três corridas por dia nas etapas, afinal, serão etapas triplas nos dois dias do final de semana. “Seis corridas num final de semana só”, explicou. Tudo isso por conta da pandemia do novo coronavírus.

Com um calendário reduzido, tudo será definido em apenas quatro etapas. Para aumentar a competição as provas em cada final de semana serão ampliadas: em vez de duas, como costumeiramente acontece, este ano acontecerá três provas por dia em cada etapa. Apesar das dificuldades e da intensidade, o piloto goiano está confiante que irá ser competitivo ao longo da temporada. “O objetivo é o título”, afirma confiante. 

Turismo Nacional

O Campeonato Brasileiro de Turismo é disputado desde 2017 por carros com motorização 1.6. São nove marcas de montadoras diferentes com 16 modelos que irão queimar combustível ao longo das provas.

Apesar da temporada atípica, sem público com o advento da pandemia do coronavírus, o Turismo Nacional Brasil se fortaleceu: são aguardados 70 carros para a etapa de Goiânia, divididas em três classes: Super, 1 “A” e “B”.

Diferente de 2019, neste ano os carros com o ano de fabricação entre 1997 à 2017, não vão compor a programação. Mesmo havendo regulamento, não existiu número mínimo de inscritos. Os carros devem integrar as provas dos campeonatos regionais.

A nova realidade impactou na rotina dos pilotos que tiveram algumas dificuldades em suas preparações. “Nenhum piloto pôde treinar após o início da pandemia. Mas estou numa nova equipe. Idealizei o novo carro e tenho certeza de que vamos corresponder nas pistas”, diz.

Os protocolos rígidos de segurança estão sendo cumpridos à risca por Gomes e a equipe. “As equipes foram muito reduzidas. Hoje são apenas um mecânico, um chefe de equipe, um piloto por carro, e só. Cada pessoa só pode entrar no autódromo para treinar se apresentar os testes da Covid-19”, concluí.

As provas em Goiânia acontecem neste sábado (22/08) a partir da 13h25 e no domingo (23/08) a partir das 08h25 com transmissão ao vivo no canal oficial da categoria no www.youtube.com/turismonacionalbr

PROGRAMAÇÃO

QUINTA FEIRA – 20/08/20

15:00 – 17:30 – Shakedown

SEXTA FEIRA – 21/08/20

Treino Livre das 8:00 às 15:00 hs.

15:30 – 16:20 – 1º Treino Oficial Classe 1 A e B

16:30 – 17:20 – 1º Treino Oficial Classe SUPER

17: 30 às 18:00 hs. BREEFING

18:30 hs. – Entrega dos troféus – Campeões de 2019

SÁBADO – 22/08/20

13:25 ÀS 17:40 LARGADA

DOMINGO – 23/08/20

08:25 ÀS 11:55 LARGADA


Leia mais sobre: / Destaque 2 / Esportes

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários