15 de agosto de 2024
Política

Ao lado de José Eliton, ex-ministro Henrique Meirelles recebe título de cidadão goianiense

A agenda de hoje do governador José Eliton, iniciada com uma reunião com o prefeito Iris Rezende na Prefeitura Municipal e que prevê ainda encontro com prefeitos, inaugurações de delegacias e solenidade de formatura no Corpo de Bombeiros, prosseguiu com a participação na sessão solene de entrega do título de cidadão goianiense ao ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, ocorrida na manhã desta quinta-feira (26) na Câmara.

Amigo pessoal de Meirelles, o governador sentou-se ao lado do ex-ministro com quem conversou longamente sobre diversos temas, principalmente assuntos relacionados à recuperação da economia brasileira e os reflexos nos Estados e municípios. O mesmo assunto ocupou grande parte do discurso de agradecimento proferido por Henrique Meirelles.

Além de historiar a trajetória de sua família no Estado, o também ex-presidente do Banco de Boston e depois do Banco Central do Brasil lembrou que ocupou funções importantes em períodos distintos no Governo Federal, todos marcados por dificuldades em razão do descontrole das contas públicas e do desequilíbrio financeiro.

Foi assim em 2003, quando o País convivia com uma inflação anual que ultrapassava os 17% e assim voltou a ocorrer em 2016 ao aceitar o desafio de comandar a pasta da Fazenda no recém formado governo de Michel Temer. “Em 2016 a situação do Brasil agigantou o nosso desafio. Vivíamos a maior crise da história. Era uma situação de desesperança, descrédito com o País e o seu poder de reação”, lembrou.

O homenageado acredita que conseguiu superar o momento mais crítico da crise, revertendo um quadro de destruição de 1,5 milhão de empregos por ano para a geração de 2,5 milhões de vagas no mercado de trabalho.

O título de cidadão goianiense concedido nesta quinta-feira a Henrique Meirelles foi proposto e aprovado pelo ex-vereador Luciano Pedroso em 2002, quando o então deputado federal eleito pelo PSDB de Goiás deixou a Câmara dos Deputados para assumir o Banco Central.

Goiano da cidade de Anápolis, onde nasceu em 31 de agosto de 1945, o homenageado é filho do advogado Hegesipo de Campos Meirelles e da estilista Diva Silva Campos.

Casado com a psiquiatra de ascendência alemã, Eva Missine, Meirelles realizou os estudos secundários no Liceu de Goiânia, de onde transferiu-se para São Paulo para graduar-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP. Ao deixar sua marca como grande gestor na presidência do Banco de Boston no Brasil, ele foi alçado à condição de presidente mundial da instituição, em 1996.

De volta ao Brasil, foi eleito deputado federal pelo PSDB de Goiás com 183 mil votos, a maior votação já conquistada por um candidato. Deixou a função para assumir a presidência do Banco Central. Retornou a vida pública em 2016 como ministro da Fazenda e Previdência Social.


Leia mais sobre: Política

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários