23 de dezembro de 2024
Brasil

Ao falar de “tremores” de chanceler alemã, Mourão reverencia Trump: “nosso presidente”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A famosa foto da cúpula do G7 ainda lá em 2018 repercutiu hoje no Brasil. A imagem mostra a chanceler alemã Angela Merkel apoiada numa mesa olhando fixamente para o presidente norte-americano Donald Trump que a “encara” com braços cruzados. Para o vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão (PRTB) a fotografia representa o “retrato dos mais desenvolvidos” e a partir daí, Merkel passou a ter alguns “tremores”. Ele também chamou Trump de “nosso presidente”. Mourão fez referência a foto numa palestra que realizou nesta quarta-feira (07/08) em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. As informações são do Jornal o Globo.

À época a foto utilizada por Hamilton Mourão se tornou simbolo exatamente do contrário: Merkel se comporta como uma adulta enquanto da bronca numa figura infantilizada, representada pelo presidente norte-americano. Em junho, a chanceler alemã em uma cerimônia, foi tomada por temores incontroláveis enquanto ouvia os hinos da Alemanha e da Ucrânia. Merkel disse que não havia como que se preocupar, mas claro, a preocupação repercutiu.

Hoje, Hamilton Mourão, além de ter chamado Trump de “nosso presidente” relacionou o episódio dos tremores à um suposto medo que Merkel acometeu depois do encontro com o presidente norte-americano: “É o retrato dos mais desenvolvidos. O nosso presidente Donald Trump dando uma encarada na Merkel. Eu acho que foi por isso que a Merkel começou a ter uns tremores de vez em quando”


Leia mais sobre: Brasil