20 de dezembro de 2024
Economia

Ao completar 100 anos, empresário recebe homenagem por fortalecer economia

O governador Marconi Perillo fez um gesto público de agradecimento, em Anápolis, nesta terça-feira (12/07), para um brasileiro notório: Waldyr O’Dwyer, Capitão da reserva do Exército Brasileiro. “Estamos aqui para abraçar e para reconhecer a importância do senhor pelos últimos 100 anos. Se somos hoje a 8ª economia do Brasil, muito devemos a este homem”, agradeceu Marconi, ao fazer referência à história do Capitão Waldyr, um dos pioneiros da industrialização anapolina.

Capitão Waldyr comemorou 100 anos de idade, completados naquela data, com uma festa para mais de mil convidados, no salão da Paróquia São Francisco de Assis. Presidente do Grupo Anadiesel S/A (concessionária Mercedes-Benz, em Anápolis), ele faz parte do conselho da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e Material Elétrico de Anápolis, além de ser membro efetivo do Rotary.

Presente na comemoração, o General do Exército, Riyuzo Ikeda, afirmou que o Capitão O’Dwyer é tido como um herói brasileiro. Segundo ele, não apenas por ter atuado na FEB, mas por ter participado de uma das vitórias mais simbólicas para o Brasil, que foi a tomada de Monte Castelo. “Foi um dos movimentos montanhosos mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Hoje nós precisamos de heróis. E o Capitão Waldir é um desses heróis do Brasil”, enalteceu.

Pai do superintendente de Comércio Exterior do Governo de Goiás, William (Bill) O’Dwyer, o Capitão fez parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), grupo de mais de 25 mil oficiais das forças armadas do Brasil que lutou na Itália, entre 1944 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Bill O’Dwyer disse ao governador que ele proporcionou um dos momentos mais felizes da vida do pai dele, “quando me nomeou secretário de Indústria e Comércio”. “Meu pai viu, naquele gesto, o reconhecimento do trabalho em prol da industrialização de Goiás. Ficou muito orgulhoso de ter seu filho naquele cargo tão importante”, revelou. “Nomeei pelo que representa Anápolis no contexto econômico goiano, mas também por sua competência”, replicou o governador. Emocionado, o Capitão O’Dwyer falou sobre Goiás. “É a terra que eu amo. Estarei sempre pronto a dar tudo pelo seu progresso”.

História – Nascido no Rio de Janeiro, ao final da Segunda Guerra Waldyr O’Dwyer foi morar, em 1945, em Santos, litoral de São Paulo. Logo em seguida, foi destacado pelo Exército para se fixar em Ipameri, 70 anos atrás. Na ocasião, conheceu Herta Leyser, de família tradicional da cidade. Casaram e tiveram dois filhos Bill e Cinthya. Abandonou o Exército para ser o diretor do Frigorífico Goiás (hoje Friboi), de propriedade do sogro. Mudou-se para Anápolis e continuou a atuar no meio empresarial.


Leia mais sobre: Economia