22 de dezembro de 2024
Alerta

Anvisa proíbe venda de mais de mil pomadas para cabelos por casos de cegueira; veja lista

Dentre os sintomas, as vítimas tiveram queimaduras nas córneas devido ao contato com a pomada para cabelos
Uma resolução anterior, de setembro deste ano, já havia cancelado a autorização de 1.741 pomadas. (Foto: reprodução)
Uma resolução anterior, de setembro deste ano, já havia cancelado a autorização de 1.741 pomadas. (Foto: reprodução)

Alguns meses após permitir a venda de algumas marcas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a liberação de comercialização de 1.266 pomadas para cabelos. A ordem foi imediata e publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (29) após mais de 100 pessoas procurarem atendimento de emergência no Rio de Janeiro.

“A medida faz parte das ações da agência para garantir produtos seguros, conforme estabelecido na RDC 814 de 1º/9/2023”, afirmou a Anvisa, em nota publicada no site da instituição. Uma resolução anterior, de setembro deste ano, já havia cancelado a autorização de 1.741 pomadas.

“Diante do aumento nos casos de emergência oftalmológica relacionados a esse tipo de produto na cidade do Rio de Janeiro, em dezembro, o Ministério da Saúde destaca a necessidade de atenção redobrada da população quanto ao uso de cosméticos”, ainda afirmou a agência.

Dentre os sintomas, as vítimas tiveram queimaduras nas córneas devido ao contato com a pomada para cabelos. Reação pode ter ocorrido após pessoas lavarem o cabelo, entrarem na piscina ou praia, e feito com que o produto tenha escorrido para os olhos, causando as lesões. Fato não pode ocorrer com produtos como estes.

Ainda há uma lista dos produtos autorizados que podem ser fabricados e vendidos no Brasil que pode ser encontrada neste link. Além disso, o Ministério da Saúde também divulgou recomendações para o uso seguro das pomadas para cabelos.


Leia mais sobre: Brasil