A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aval, nesta terça-feira (15/06) aos Estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás para que possam adquirir de forma emergencial a Sputnik V, imunizante contra a Covid-19 de origem russa. Por meio das redes sociais, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou que irá fazer a aquisição de 142 mil doses da vacina.
Como a aplicação é em dose dupla, 71 mil goianos receberão a vacina. Caiado destacou que esse é o teto que a Anvisa liberou aos estados. “Ótima notícia: Anvisa deu aval para Goiás importar excepcionalmente a vacina Sputnik V. Vamos adquirir 142 mil doses para 71 mil goianos (1% da população). Esse é o limite permitido pela agência para estados que pediram autorização. O importante é vacinar a nossa gente!” destacou.
Como a autorização é em caráter emergencial e não há registro nem autorização temporária da Anvisa, o imunizante não deverá ser utilizado em gestantes puérperas lactantes e indivíduos com comorbidades. A agência, inclusive, pede para que os estados que forem aplicar a vacina deixem isso bem claro.
“Informar aos pacientes de que a vacina para Covid-19 não possuí registro e nem autorização temporária para uso emergencial, em caráter experimental, concedido pela
ANVISA e que o referido produto apenas possui aprovação em agência regulatória sanitária
estrangeira”, diz o documento autorizativo assinado pelo relator Alex Machado Campos. Também deve ser utilizado apenas em adultos entre 18 e 60 anos.