27 de novembro de 2024
Destaque 2

Anvisa avalia hoje liberação de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que irá realizar hoje uma reunião extraordinária para avaliar o segundo pedido de uso emergencial da vacina CoronaVac feito pelo Instituto Butantan. A avaliação positiva pelo colegiado, poderá autorizar a liberação de 4,8 milhões de doses. A reunião está marcada para às 15h. 

Este segundo pedido foi submetido à Agência na última segunda-feira (18/01), inicialmente com 206 páginas, e complementado às 20h49 do mesmo dia com mais 727 páginas.  Como todas as reuniões públicas da Diretoria Colegiada da Anvisa, o encontro será transmitido pelos canais digitais da Anvisa.

A reunião contará com os cinco diretores da Anvisa e a decisão é feita por uma maioria simples, ou seja, dos cinco diretores, três votos já garantem o resultado. Eles concedem suas decisões após análises técnicas feitas por setores da Anvisa.

 A área de medicamentos, que valia os estudos clínicos e de eficácia e segurança; a área de certificação de Boas Práticas de Fabricação, que verifica se os locais de fabricação da vacina têm condições adequadas; e a área de monitoramento de eventos adversos, que monitora e investiga depois da vacinação se as pessoas tiveram alguma reação à vacina. 

A decisão do colegiado passa a valer a partir do momento em que houver a comunicação oficial ao laboratório, é publicada no portal da Anvisa mas não há necessidade de publicação no Diário Oficial da União. 


Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2