14 de novembro de 2024
Notícias do Estado

Anvisa autoriza importação de novo lote da vacina da AstraZeneca

Vacina de Oxford/AstraZeneca.(Foto: Tania Rego/EBC)
Vacina de Oxford/AstraZeneca.(Foto: Tania Rego/EBC)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação de um novo lote da vacina Covishield, produzida pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

A quantidade de doses será definida pelo Ministério da Saúde. À Anvisa, cabe a autorização conforme solicitação do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos – Bio-Manguinhos, Unidade Técnico-Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A agência já havia autorizado no início do ano a importação de 2 milhões de doses da vacina. O imunizante com a importação aprovada foi a produzida na Índia pela Serum Institute of India. A expectativa é que nos próximos meses a Fiocruz já esteja produzindo a Covishield no Brasil.

Governo negocia doses

Outros dois laboratórios continuam em fase de negociações com o governo brasileiro. Os produtores da Covaxin (a indiana Bharat Biotech) e da Sputnik V (Instituto Gamaleya) ainda precisam enviar informações à Anvisa. Segundo o governo brasileiro, ainda há esclarecimentos pontuais, porém importantes, a serem feitos.

“Uma vez solucionadas essas questões, poderão ser assinados os acordos que permitirão ao Brasil receber 20 milhões de doses da Covaxin – distribuídas em entregas ao longo de cerca de três meses – e 10 milhões de doses da Sputnik V, que chegariam em remessas divididas no prazo de três meses”, disse o governo federal, em nota.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado