Foi assinada nesta segunda-feira (18), ordem de serviço para a retomada das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Center Ville. Paralisada em 2015 devido à falência da construtora responsável, a obra passou por atualização de projeto e orçamento e será retomada com 7% de construção, tendo prazo de aproximadamente 180 dias para a conclusão a partir da assinatura da ordem de serviço. A estrutura terá o modelo padrão da Prefeitura, com capacidade para cerca de 160 alunos.
“Mais um centro municipal de Educação Infantil, obra que estava paralisada a algum tempo e a proporção que nós temos colocado a situação financeira da prefeitura em ordem, nós vamos recomeçar e concluir todas as obras na área da Educação, da Saúde, Administrativa, não podemos deixar que parte do recurso público atirado aqui sem nenhum resultado positivo. Com esses recomeços nestes centros municipais de Educação Infantil nós vamos zerar a deficiência, a falta de vagas no ensino infantil”, destacou o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB).
O prefeito argumentou que a realidade de hoje é diferente de 20 anos atrás, em que cada vez mais mulheres trabalham fora de casa para ajudar no sustento do lar. Iris ressalta que um CMEI vem para ajudar as famílias, pois enquanto os pais trabalham, a prefeitura cuida dos filhos nos Centros Municipais de Educação Infantil.
“Nós vivemos uma realidade diferente de 20 anos atrás, em que menos mães trabalharam fora. Hoje não, e muitas vezes não tem onde deixar os filhos. A prefeitura vai agasalhando as crianças, enquanto as mães trabalham fora”, declarou o prefeito.
Concurso
Ao anunciar a retomada das obras, o prefeito reforçou a necessidade de concurso público para a área da Educação. A realização de concurso está autorizada e o processo está em construção pela prefeitura.
“Vamos abrir concurso para professores, auxiliares de ensino. Financeiramente, administrativamente a prefeitura vai ser entregue ao meu sucessor perfeita”, afirmou o prefeito.
Outras retomadas
Esta é a quinta obra da Educação já retomada pela gestão municipal. Neste ano, as obras do Cmei Parque Atheneu II, Cmei Residencial Jardins do Cerrado 4, Cmei Residencial Buena Vista 3 e Cmei Residencial Mendanha já foram reiniciadas, com previsão de entrega para o início do próximo ano. Há previsão da retomada de mais seis obras que tramitam em novo processo licitatório.
“Esse é mais um CMEI que estamos retomando das obras que estavam paradas, 160 crianças poderão estudar aqui. Será uma grande estrutura física, mas isso não será suficiente. Teremos boa qualidade de ensino, para prepara-las para o ensino fundamental, é assim que Goiânia merece. Hoje nós fazemos o cadastro, está sempre aberto e no dia 17 de dezembro começam as pré-matrículas para CMEIS, no dia 3 para escolas, mas antes disso é preciso fazer o cadastro”, relatou o secretário municipal de Educação, Marcelo Ferreira da Costa.
Leia mais sobre: construção / Iris Rezende / Prefeitura de Goiânia / Cidades