Com inauguração prevista para esta segunda-feira (17), o Hospital Estadual de Águas Lindas Ronaldo Caidado Ramos Filho (HEAL) recebeu neste domingo (16) o primeiro paciente da unidade. O homem de 69 anos aguardava transferência para tratamento de pneumonia e foi recebido pelas equipes de saúde, que o aguardaram a postos para o atendimento.
O paciente número um da unidade, Valentino da Rocha Ribeiro, estava internado no Hospital Municipal Dom Luiz Fernandes, em Santo Antônio do Descoberto, desde o dia 06 de junho, e aguardava transferência para tratamento de um quadro de pneumonia.
Ele foi recebido com balões decorativos na área da enfermaria de clínica médica no início da tarde deste domingo (16). Assim que chegou, foi levado para o leito onde passou por avaliação médica dos profissionais do novo hospital estadual.
Histórico de impasses
O Hospital Estadual de Águas Lindas estava em obras há 20 anos. Nesse tempo, enfrentou paralisações, abandonos e inaugurações fictícias, até a retomada pelo Governo de Goiás, em 2021. O projeto de construção do hospital se iniciou, de fato, com uma licitação realizada em 2005 e seria custeado por um convênio realizado entre o Estado de Goiás e o município de Águas Lindas.
As obras começaram em 2007, mas em 2008, por questionamentos do Ministério Público, foram paralisadas e uma nova licitação foi realizada em 2009. Em 2013, por decisão do Ministério da Saúde, o projeto foi transferido para a gestão estadual, mas mesmo assim continuou emperrado, pouco avançando até 2018, quando foi novamente paralisado por acúmulo de dívidas.
Em audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no dia 5 de junho, o governador Ronaldo Caiado solicitou o desbloqueio de R$ 70 milhões, oriundos de emendas parlamentares para a finalização das obras do hospital. Além disso, Caiado requisitou também o aumento dos repasses para os procedimentos de média e alta complexidade.
Inauguração
O HEAL será inaugurado na segunda (17) às 8h30, com as presenças da ministrada da saúde Nísia Trindade, do governador Ronaldo Caiado, do secretário estadual de saúde, Rasível Santos, e do prefeito de Águas Lindas, Lucas Antonietti.
Com mais de 15 mil m² de área construída, a estrutura da unidade conta com 164 leitos, incluindo uma maternidade, e 20 leitos de terapia intensiva para bebês e crianças. O Hospital de Águas Lindas vai atender casos de média e alta complexidade, tornando-se referência para 1,2 milhão de moradores da macrorregião Nordeste, composta por 31 municípios.
Leia mais sobre: Hospital Estadual de Águas Lindas / inauguração HEAL / Ronaldo Caiado / Notícias do Estado