Pela primeira vez desde o início da pandemia da covid-19, Anápolis tem a menor taxa de ocupação de leitos destinada a pacientes com a covid-19. O município encontra-se com apenas duas pessoas internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e com a enfermaria zerada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), dos 54.067 casos confirmados, 51.120 estão curados. Nas últimas 24 horas foram confirmados 35 casos, sendo 18 do sexo feminino, de 14 a 76 anos, e 17 do sexo masculino, de 14 a 90 anos.
Ainda de acordo com dados da prefeitura, o último óbito em decorrência do coronavírus confirmado no sistema foi no sábado (18), um homem de 90 anos, morador da cidade. No domingo (19) não houve registro de morte causada pela doença.
O município já conseguiu aplicar a primeira dose em cerca de 68% da população e completar o esquema vacinal em aproximadamente 34% dos anapolinos.
No momento, os adolescentes de 12 a 17 anos são imunizados contra a covid-19. Na última quinta-feira (16) houve uma interrupção devido à Nota Técnica do Ministério da Saúde (MS) recomendando a paralisação, no entanto, no da seguinte, o prefeito Roberto Naves havia anunciado a retomada de atendimento à essa faixa etária.
Segundo Naves, o município é referência nacional no que se refere à vacinação.
“Fomos a primeira cidade do Estado a vacinar esta faixa etária. Hoje, já ultrapassamos os 80% de anapolinos imunizados com a primeira dose” pontua o gestor.
Leia mais sobre: Taxa de Ocupação - Leitos covid-19 / Vacinação Covid-19 Anápolis / Anápolis / Destaque