Com o objetivo de facilitar a vida dos usuários, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou a descentralização dos atendimentos para pessoas com deficiência (PCDs), e Anápolis é a primeira cidade a receber esses serviços. A partir desta semana, a cidade passa a disponibilizar atendimentos como junta médica e junta técnica, voltados para quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) PCD ou para condutores que precisam migrar para esse tipo de habilitação.
Até então, esses serviços estavam concentrados na sede do Detran-GO, em Goiânia, e, no caso da Junta Médica, em Ceres. A partir do dia 18 de junho, Anápolis começará a realizar provas práticas de direção veicular (Junta Técnica) para pessoas com deficiência, a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras. “Estamos trabalhando para que, em breve, os exames práticos também sejam aplicados em outras cidades como Rio Verde, Catalão, Uruaçu, Posse, Luziânia e Formosa”, ressalta o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir.
Além disso, a descentralização da Junta Médica Especial, grupo responsável pela avaliação da aptidão física e mental, terá início em Anápolis a partir de 2 de julho. O serviço atende tanto candidatos à primeira habilitação quanto condutores que precisam alterar sua habilitação para CNH PCD devido à redução da mobilidade.
A descentralização visa reduzir custos para os usuários, que até então precisavam se deslocar para Goiânia para os procedimentos, exceto no caso de Ceres. “A habilitação já tem um custo alto. Com essa medida, o usuário não precisará gastar com viagem, alimentação e hospedagem para acessar os serviços do Detran-GO”, explica o Delegado Waldir.
A iniciativa representa um avanço em termos de inclusão social e foi bem recebida por entidades como a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego). Maria Clara Carvalho, presidente da Adfego, destaca que a descentralização contribui diretamente para a autonomia e mobilidade das pessoas com deficiência, possibilitando o direito de dirigir e o acesso a isenções fiscais na aquisição de veículos.
Como parte das medidas inclusivas, o Detran-GO também permitirá que os candidatos PCD utilizem veículos particulares nas provas da Junta Técnica, desde que cumpram os requisitos legais e passem por vistoria para comprovar as adaptações necessárias. “Essa é mais uma ação para desburocratizar e incentivar a inclusão”, pontua Delegado Waldir.
Para obter a CNH PCD, os candidatos precisam cumprir 20 horas/aula de direção veicular. Para quem já é habilitado e deseja converter para CNH PCD, a carga horária exigida é de 5 horas/aula, ministradas por instrutores credenciados pelo Detran-GO.
Leia mais sobre: Atendimento / Atendimento pessoa com deficiência Detran / Detran Goiás / Governo de Goiás / Cidades / Notícias do Estado

