Anápolis começa nesta terça-feira (4) a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com alto grau de imunossupressão, com intervalo de quatro meses após terem recebido a dose de reforço.
Podem ser imunizadas quem possui doenças autoinflamatórias, pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Também devem ser vacinadas pessoas que tenham imunodeficiência primária grave, que estejam fazendo quimioterapia ou radioterapia para tratamento de câncer, transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas que estejam fazendo o uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids e também as que fazem o uso de corticoides em doses igual ou maior que 20 mg/dia de prednisona ou o equivalente por 14 dias ou mais.
Paralelamente, continua a aplicação da primeira dose, segunda e reforço para os demais grupos, conforme o imunizante. Para quem tomou Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca, o intervalo do reforço é de quatro meses. Já quem se imunizou com a Janssen deve receber a nova dose no período de dois a seis meses após a dose única.
Até o momento, 314.477 pessoas, ou seja, 79,3% da população já receberam a primeira dose em Anápolis, 257.149 (64,85%) a segunda e 50.428 (12,71%) o reforço. As vacinas estão disponíveis em 44 locais de vacinação, sendo que 37 funcionam das 8h às 16h, incluindo a UniEvangélica, e sete até as 21h. Há distribuição de senha por turno e os locais são divididos de acordo com os imunizantes e grupos.
Nos distritos de Interlândia, Souzânia, Joanápolis e Goialândia, no povoado de Branápolis e no bairro São Vicente, as próprias unidades de saúde estão em contato com os moradores para agendar uma data comum para a aplicação das vacinas.
Leia mais sobre: Vacina Covid-19 / Anápolis