19 de dezembro de 2024
Cidades

Anápolis e PM fazem parceria para concurso público de policias

Policial militar. (Foto: Agência Brasil)
Policial militar. (Foto: Agência Brasil)

A Prefeitura de Anápolis cerrou uma parceria com a Polícia Militar para a reforma de adequação do espaço que servirá de sede para o curso de formação de soldados aprovados no último concurso público da categoria. Para que não ocorram atrasos, as obras no 4º Batalhão da Polícia Militar, onde será ministrado o curso, começa na próxima semana, de acordo com o chefe do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom). O objetivo da mudança é principalmente combater ao crime e também proporcionar mais segurança à comunidade.

No total serão 200 aprovados que farão o curso de formação com duração de nove a onze meses. Os alunos participarão de aulas prática e teóricas, dentro de um programa intesno de treinamento para que, ao fim do curso, os soldados estejam qualificados para combaterem a segurança das ruas.

A grande novidade é que os profissionais formados em Goiânia tinham que ser separados por toda Goiás. “Eles se formam e se integram ao efetivo da região em que residem. Isso vai resultar em 200 nocvos soldados para o 3º Comando Regional da Polícia Militar (3º CRPM), senso que a maior parte virá para Anápolis”, conta o vice-prefeito, Marcio Cândido.

A partir de agora, em todo o Estado de Goiás, os comandos regionais serão responsáveis não apenas pela formação, mas também pela lotação dos soldados. O 3º CRPM, com sede em Anápolis, atende 23 municípios, no entanto, a maior parte dos efetivo será destinado à cidade. “Por isso, procuramos a Prefeitura de Anápolis para nos ajudar a viabilizar essa nova estrutura. E tivemos um excelente respaldo. Com esse aporte financeiro, teremos condições de readequar o quartel para receber esses alunos”, conta o chefe do Copom, tenente Xavier.

De acordo com o assessor do Observatório de Segurança Municipal, Glayson Reis, o aporte financeiro de R$ 40 mil não trará nenhum ônus para o município, devido ao auxílio da iniciativa privada. “Diante da situação financeira do município, o prefeito Roberto Naves entrou em contato com vários empresários que sinalizaram de forma positiva para esse auxílio que resultará em mais segurança para Anápolis. Sem esse apoio, seria difícil viabilizar esse centro de formação aqui na nossa cidade”, ressaltou. 

 


Leia mais sobre: Cidades