23 de dezembro de 2024
Cidades

Anápolis cadastra idosos acima de 85 anos para iniciar vacinação do grupo

Após profissionais de saúde, Anápolis começará a imunizar idosos. (Foto: Divulgação)
Após profissionais de saúde, Anápolis começará a imunizar idosos. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa) inicia nesta sexta-feira (22) o cadastro para vacinação contra a covid-19 de idosos acima de 85 anos. A expectativa da pasta é vacinar cerca de 2,8 mil pessoas nesse grupo.

O agendamento é feito pelo ZAP da Prefeitura. Para se cadastrar ou a algum parente, a pessoa deve se comunicar pela ferramenta e repassar os dados solicitados pelo atendente.

O município foi o primeiro do estado a iniciar a imunização, com a vacinação da idosa Maria Conceição, residente de um lar de longa permanência da cidade. Todos os moradores de abrigos e cuidadores já receberam pelo menos uma dose da CoronaVac.

Na quarta-feira (20), Elisângela Gomes de Oliveira, enfermeira do Centro de Internação Norma Pizzari, foi a primeira profissional de saúde que atua na linha de frente a ser vacinada. No dia seguinte, profissionais do Samu também receberam a primeira dose. Somando todo este grupo, a prefeitura estima que 1.439 pessoas que atuam na rede municipal de saúde serão vacinadas.

Segundo o titular a Semusa, André Braga, a vacinação dos trabalhadores de saúde que atuam diretamente no combate à covid-19 deve ser concluída na próxima quarta-feira (27). “A campanha da imunização está de vento em popa em Anápolis. Agora a gente espera imunizar parte da nossa população idosa acima de 75 anos”, disse. A previsão é que a vacinação desse grupo possa começar no dia 28 de janeiro.

O município recebeu 5.960 doses da CoronaVac na primeira remessa enviada pela Secretaria Estadual de Saúde.

O planejamento de Anápolis é que, após os idosos com mais de 85 anos sejam vacinados, abra-se o cadastro para aqueles com mais de 80, posteriomente com mais de 75 e assim por diante. A execução do plano depende da chegada de novas doses. Todos os agendamentos são feitos pelo Zap da Saúde, que é utilizado na cidade há mais de um ano.

Todas as vacinações são registradas com o número do lote, data e horário – cuidados necessários para a marcação da aplicação da segunda dose – além de identificação de medicamentos em caso de possíveis reações à vacina.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaque 2