Vanderlan e Gomide se esforçam para vencer as dificuldades de campanha enquanto buscam apoio no interior
(Informações da reportagem de Marcione Ferreira – Tribuna do Planalto)
Em busca de maior visibilidade e ganho de terreno em suas pré-campanhas ao governo de Goiás, o ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT) e o empresário e ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PSB), não pouparam esforços durante a semana que passou. Tentando se sobressair em meio aos fantasmas que rondam suas pré-candidaturas, petistas e pessebistas percorreram cidades do interior e buscaram se consolidar ainda mais junto ao eleitorado goiano.
Para Vanderlan Cardoso o desafio é aglutinar apoio e convencer o eleitor através do seu Plano de Metas. Para Antônio Gomide, além de se fazer conhecido, a missão é convencer a instância superior do partido de que seu nome é capaz de figurar entre os favoritos na corrida pelo Palácio das Esmeraldas.
Apesar de ser dado como certo o nome de Antônio Gomide como candidato ao governo pelo PT após as convenções, aliados e o próprio Gomide sabem que a decisão final será deferida pelo PT nacional. Como o PMDB ainda não passou por convenções, caso Júnior Friboi não cresça nas pesquisas, há a possibilidade de que Iris Rezende (PMDB) ainda possa assumir a candidatura do partido.
Mesmo sabendo que o PT nacional vê com bons olhos uma possível candidatura de Iris Rezende ao governo e, assim, caso o peemedebista seja candidato, haja possibilidade de uma decisão nacional pró-aliança, o deputado federal Rubens Otoni (PT), insiste que o “PT regional já definiu e nacional também”, em relação a Gomide.
Se por um lado o fantasma de Iris Rezende assombra Gomide, Vanderlan Cardoso tem lutado para aglutinar apoio e aliados e afastar boatos de que não seguirá com sua pré-candidatura até o final das eleições. Atualmente, estão com o pessebista dois partidos: PSC e PRP, número considerado pequeno em relação à base do governo que conta com 14 partidos, por exemplo.
Segundo explica o próprio Vanderlan, reuniões com outras organizações partidárias vêm acontecendo. O pré-candidato do PSB, porém, prefere não divulgar com quais partidos estaria conversando por estar em um momento de decisão. Para compensar a situação, Vanderlan não tem dado trégua nas visitas aos municípios.
Somente na semana passada, o pré-candidato percorreu mais de 900 quilômetros e circulou por 16 cidades divulgando seu Plano de Metas, além de se encontrar com autoridades locais. Em cada cidade, Vanderlan discursou para a população e concedeu entrevistas às rádios locais. Segundo ele, seu projeto de governo já está definido e, por conta disso, as convenções do PSB podem ser antecipadas. As convenções partidárias serão realizadas entre os dias 10 e 30 de junho.
Conversas
O apoio ao PT ainda se mostra fragilizado, mas segundo lideranças petistas, as conversas estão adiantadas com seis partidos. Com um deles, informam petisas, a conversa está muito adiantada. Trata-se do Solidariedade liderado por Amando Vergílio que tem ganhado representatividade política no país e em Goiás. “Nossas conversas estão muito adiantadas com o Solidariedade”, disse o deputado federal Rubens Otoni. Os outros partidos com as conversas em andamento são PHS, PROS, PPL, PEN, PCdoB e PDT.
O fato é que tanto PT quanto PSD, DEM e PMDB estiveram presentes ao 1º Encontro Regional do Solidariedade, que ocorreu no último dia 15, na Câmara dos Vereadores. Estiveram presentes no encontro o peemedebista Júnior Friboi, Ronaldo Caiado (DEM) e Antônio Gomide (PT), além do deputado Armando Vergílio, presidente da sigla em
Armando, que já foi da base governista, parece não estar mais disposto a integrar a chapa. O Solidariedade nacional apoia Aécio Neves (PSDB). No entanto, segundo o próprio Vergílio, a possibilidade de seguir apoiando o PSDB para governo de Goiás é a mais remota. “Não sei quem apoiaremos ainda, mas é certo que estaremos todos unidos no segundo turno”, afirmou o presidente do SDD.
Vanderlan Cardoso busca consolidação de seu nome
Vanderlan Cardoso (PSB) não vem poupando esforços em busca da divulgação do seu Plano de Metas. O pessebista tenta compensar a dificuldade de angariar apoios partidários. Foram 16 municípios visitados durante a última semana e, nas visitas às cidades do interior, Vanderlan Cardoso tem apresentado o Diagnóstico do Estado, onde ele apresenta dados que comprovam a falta de eficiência da gestão estadual.
Em seguida, Vanderlan externa seus planos e como serão executados a partir das convenções partidárias de junho. Em uma das apresentações, que ocorreu na cidade de Indiara, a 95 km da capital, Vanderlan foi recebido por cerca de 150 pessoas em local cedido pelo vice-presidente do PSB local.
Na cidade de Indiara o candidato pessebista recebeu apoio de alguns vereadores de partidos da base governista e de outros partidos da oposição. No discurso, Vanderlan citou avanços obtidos em Senador Canedo, cidade que governou e, em seguida, expos um painel onde os presentes puderam escolher os temas que querem que sejam discutidos.
Para finalizar, Vanderlan pediu apoio da cidade na propagação de sua candidatura. Mesmo com as viagens, o candidato mantém seus perfis muito ativos nas redes sociais, onde a sua campanha também é intensa.
Caravana do PT continua pelo interior do Estado
Após percorrer as regiões sul, sudeste e sudoeste de Goiás, o pré-candidato Antônio Gomide iniciou na última sexta-feira, 16, a quarta edição da “Caravana do PT.” O petista seguiu para o Entorno de Distrito Federal onde visitou as cidades de Cristalina, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Padre Bernardo e Planaltina de Goiás.
De acordo com a coordenação estadual do PT, além de tornar Gomide conhecido nas cidades, as caravanas têm ajudam na coleta de informações sobre as potencialidades e dificuldades dos municípios para a elaboração de seu plano de governo.
Segundo Antônio Gomide, sua meta é percorrer todos os municípios do Estado antes da convenção. Até aqui, as visitas têm sido positivas, segundo a visão do próprio. “Nós estamos conseguindo agregar valor ao partido e até mesmo os prefeitos que não estão com o PT, estão nos recebendo muito bem”, finalizou.
Antônio Gomide tem se mostrado satisfeito nas andanças que vem realizando. Para ele, as viagens estão sendo produtivas e a população tem recebido bem o seu nome. “O povo quer o novo e estamos divulgando o novo. Queremos mostrar que é possível fazer um governo diferente”, disse Gomide que ostenta ainda o fato de ter aprovação de 90% da população de Anápolis, segundo pesquisas.
Nas redes sociais a campanha também é intensa. As divulgações de boletins diários são constantes no Twitter e no Facebook. Na semana passada, Gomide lançou site que, segundo sua assessoria, tem como objetivo “aumentar sua visibilidade, divulgar agenda e facilitar o acesso do público às propostas do candidato”.
(Mais informações no site do Jornal Tribuna do Planalto)
Leia mais sobre: Política